Alta dos combustíveis pressiona inflação e debate de propostas para fundo e ICMS

Alta dos combustíveis pressiona inflação e debate de propostas para fundo e ICMS

O aumento no preço dos combustíveis pesa no bolso dos brasileiros e é hoje apontado como um dos principais vilões da inflação no país. Apenas entre agosto e setembro, o litro da gasolina registrou uma alta de 3%. No acumulado nos nove primeiros meses de 2021, o aumento passa dos 30%. O valor médio do etanol subiu ainda mais, e o diesel também sofreu um reajuste recente.

Diante do impacto da alta dos combustíveis na economia brasileira, duas propostas têm sido discutidas no governo e no Congresso: um projeto que altera o método de cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e a criação de um fundo para estabilizar a variação do preço de itens ligados ao petróleo.

Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um panorama dos desafios impostos pela alta no preço dos combustíveis. Para falar dos fatores internos e externos que têm contribuído para esses aumentos e das possíveis medidas para reduzir o peso desses reajustes no orçamento das famílias, participam deste episódio o economista Alexandre Pires, do Ibmec-SP, e o especialista em energia Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura.


Fonte: CNN Brasil

No Comments

Post A Comment