ANP obriga usinas a entregar o etanol que produzem ao cartel de atravessadores

ANP obriga usinas a entregar o etanol que produzem ao cartel de atravessadores

Contando com aliados na agência reguladora da ANP, os magnatas de distribuição de combustíveis pretendem assumir o controle total do setor, até para aumentar seus lucros explorando o consumidor. Eles adquiriram na ANP uma resolução que proíbe as usinas de vender seu etanol direto aos postos, tornando-os sócios do negócio sem produzir uma gota de coisa alguma, nem agregar valor ao produto. Ganharam tanto dinheiro que passaram a comprar usinas. Atualmente, as demais usinas são obrigadas a entregar seu etanol aos próprios concorrentes. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

A influência dos distribuidores/atravessadores na ANP ficou clara em 2009, com resoluções que chocam porfavorecê-los em demasia.

Enquanto os novos ricos do setor adquiriam usinas, as distribuidoras faziam a ANP se recusar a revogar suas resoluções suspeitas.

A ANP desrespeita o Cade, que alertou para o cartel das distribuidoras, e até pareceres da própria área técnica pela revogação das resoluções.

Com a ANP quieta, distribuidores viraram os maiores financiadores individuais da eleição de 2018, com objetivo de eleger uma bancada.

Fonte: Diário do Poder

No Comments

Post A Comment