O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou que a recomposição do abastecimento de energia elétrica foi concluída nas regiões Sul e Sudeste após o apagão que atingiu mais de 20 estados e o Distrito Federal nesta manhã. De acordo com o ONS, a ocorrência interrompeu 16 mil megawatts em todas as regiões do país e, até 10h09, já tinham sido recompostos 7 mil megawatts de carga.
O ONS afirmou que houve uma ocorrência no sistema que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste. Com isso, a interrupção no Sul e no Sudeste “foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência”. As causas do apagão ainda estão sendo apurados.
ONS diz que 7 mil MW foram recompostos. Apagão desligou 16 mil MW
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que, até às 10h09, foram recompostos 7 mil MW de carga. Houve pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia com o apagão, o que equivale a 25% do total do sistema.
Falha de energia afetou linha do metrô de São Paulo
A Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo teve que operar com velocidade reduzida e maior tempo de parada nas estações entre 8h30 e 9h25 desta terça-feira por causa das falhas de energia. A informação foi confirmada pela ViaQuatro, que opera a linha. Agora, a operação já se encontra normalizada.
‘Erac’, o sistema que provocou o desligamento do sistema elétrico
A falha na ligação de energia entre o Sudeste e o Nordeste acionou o que é conhecido no setor elétrico como “Erac”. É o Esquema Regional de Alívio de Carga. Essa tecnologia funciona para balanciar o Sistema Interligado Nacional (SIN). O Erac desliga energia equivalente à falha para não sobrecarregar o sistema. Em grandes apagões, o sistema vai desligando a energia para não haver excesso de demanda ou de oferta — no fornecimento de energia, precisa haver um balanço entre essas duas pontas. (Manoel Ventura)
Apagão não afetou aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em SP
Os pousos e decolagens ocorrem normalmente na manhã desta terça-feira nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, e não foram afetadas pelo apagão.