Biodiesel: Cofco constrói duto no MT para ligar usina a distribuidores

Biodiesel: Cofco constrói duto no MT para ligar usina a distribuidores

A trading e esmagadora Cofco International, do grupo chinês de alimentos Cofco, iniciou a construção de um duto que vai conectar a sua usina de biodiesel em Rondonópolis (MT) com as bases das distribuidoras de combustível localizadas no terminal intermodal do mesmo município. Em nota, a empresa informou que o duto tem cerca de três quilômetros de extensão e está previsto para entrar em operação em até cinco meses.

Segundo a Cofco, será o primeiro duto no Brasil a transportar biodiesel diretamente do produtor ao distribuidor. A construção foi autorizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). “Quando estiver em funcionamento, o duto transportará cerca de 245 toneladas de biodiesel por hora, o que é 60 vezes mais rápido do que o volume transportado por caminhões no ciclo atual”, disse o gerente sênior da divisão de biodiesel da Cofco International no Brasil, Marcos Dalla Rosa, na nota.

Com o início das operações, o executivo prevê que 12 mil viagens de caminhão sejam evitadas por ano, reduzindo a emissão direta de 35 toneladas de CO2. “A logística de nossa operação de biodiesel ficará mais barata, tanto para a Cofco International quanto para seus clientes, além de mais rápida, segura e sustentável.”

A unidade da Cofco International em Rondonópolis (MT) já havia passado por expansão em 2019, quando teve a capacidade de processamento de soja aumentada para 1,4 milhão de toneladas ao ano, e a produção de biodiesel, em 42%. Desde então, a produção de biodiesel na planta cresceu mais 28%, segundo a empresa.

Fonte: Estadão Conteúdo

No Comments

Post A Comment