Biodiesel pode elevar preço do diesel, diz Fecombustíveis, que quer menor mistura

Biodiesel pode elevar preço do diesel, diz Fecombustíveis, que quer menor mistura

Com a alta dos preços do biodiesel impulsionada por uma escassez de soja, principal matéria-prima do biocombustível, o diesel pode ficar mais caro na bomba no último bimestre do ano, alertou a Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis), que defendeu nesta quinta-feira uma redução na mistura obrigatória.
O Brasil, maior produtor e exportador da oleaginosa que responde por cerca de 70% da matéria-prima do biodiesel misturado ao diesel, está lidando com preços recordes da soja, após grandes exportações e forte consumo interno.

“O custo do biodiesel poderá impactar em aumento de preço do óleo diesel vendido nos postos de combustíveis”, disse a Fecombustíveis, que representa cerca de 40 mil postos.

Segundo a federação, o leilão 76 de biodiesel, realizado para atender a mistura obrigatória em novembro e dezembro, registrou preço médio de 5,511 reais por litro, o que seria uma alta de 9% ante o certame 75 e de 82% ante o produto vendido na licitação para atender os dois primeiros meses de 2020.

Procurada, a ANP disse que os resultados do último certame ainda não foram homologados pela diretoria da agência. A alta citada pela Fecombustíveis ocorre mesmo após a reguladora baixar temporariamente o percentual da mistura de 12% para 11%.

O leilão anterior já havia sido realizado para atender uma mistura menor do que a regulamentar para o ano, ficando em 10%, após decisão do Ministério de Minas e Energia.

Segundo a Fecombustíveis, o preço médio do biodiesel se compara com o valor do diesel nas refinarias de, em média, 2,120 reais por litro (incluindo PIS/Cofins). “Ou seja, mais que o dobro do custo do produto mineral, o que encarece sobremaneira o preço do óleo diesel (com a mistura) nas bombas”, afirmou.

Desde maio, com o aquecimento do mercado de soja e o aumento das exportações, “tem ocorrido a menor oferta do biocombustível no setor de combustíveis”. O Brasil produziu um recorde de 124,8 milhões de toneladas de soja em 2020, mas as exportações estão estimadas para atingir 82 milhões de toneladas, segundo a estatal Conab, enquanto o processamento interno no ano deve superar 44 milhões

Mistura menor
“Em função do cenário atual e para garantir o abastecimento do produto nos postos, sem oscilações, a Fecombustíveis defende a redução do percentual da mistura para 8%”, disse a entidade, ressaltando que essa seria a única forma de minimizar os custos.

A Fecombustíveis, contudo, lembrou que o mercado é livre e competitivo em todos os segmentos, cabendo a cada elo do “downstream” (distribuidora e posto revendedor) repassar ou não os maiores custos ao consumidor.

Os preços do diesel nos postos de combustíveis do Brasil recuaram 1,1% na primeira quinzena de outubro em comparação com o fechamento de setembro, indicaram dados do Índice de Preços Ticket Log (IPTL) publicados na véspera.

“Leitura míope”

O diretor superintendente da Ubrabio, Donizete Tokarski, da entidade que representa grande parte dos produtores ofertantes no leilão de biodiesel, admitiu que pode haver impacto, mas lembrou que o setor de combustíveis nunca se manifesta quando o biodiesel tem valor menor que o diesel.

Ele disse ainda que as pessoas não podem ter “uma leitura míope, olhando com oportunismo”, sem uma visão abrangente que aponta que o biodiesel, na verdade, ajuda a baratear o custo dos alimentos no Brasil.

No processamento da soja, a maior parte se transforma em farelo, utilizado pela indústria de ração para alimentar criações de suínos e aves –enquanto o restante é o óleo.

“Se não tivesse a indústria de biodiesel, certamente estaria com preço de carnes e derivados em valores absurdamente mais caros”, opinou Tokarski, citando ainda as vantagens ambientais do biocombustível e também o impacto na redução de importações de diesel.

Ele citou ainda que a pandemia desorganizou o mercado, quando as distribuidoras, temendo uma queda no consumo de diesel que não aconteceu no ano, pediram menores retiradas de biodiesel, o que levou muitas empresas a ampliarem as exportações de óleo de soja.

Fonte: Reuters

No Comments

Post A Comment