Brasil volta a exportar volume comercial de biodiesel

Brasil volta a exportar volume comercial de biodiesel

Depois de mais de quatro anos efetivamente fora do mercado internacional, o Brasil voltou a fazer uma operação de exportação de biodiesel de porte comercial. Uma carga de 3,6 milhões de litros de biodiesel está a caminho do porto de Roterdã, na Holanda. O embarque aconteceu no porto de Paranaguá (PR).

A última exportação de biodiesel de grande porte havia sido registrada em dezembro de 2015 quando cerca de 11,3 milhões de litros de biodiesel saíram do país também em direção à Holanda. Depois disso, foram feitas somente exportações de pequeno porte principalmente para os Estados Unidos e Israel.

O negócio foi fechado pela ECB Brasil, divisão de trading de combustíveis pertencente ao Grupo ECB – holding que reúne os negócios do empresário brasileiro Erasmo Carlos Battistella, fundador e presidente da BSBios. A BSBios foi o primeiro fabricante de brasileiro a exportar biodiesel em meados de 2013.

Paradoxalmente, no entanto, o biodiesel exportado não foi fabricado pela BSBios, mas pela unidade da JBS em Lins (SP). A planta conta com certificação ambiental da ISCC desde março de 2013

Segundo o gerente Comercial da ECB Brasil, Manfred Wefers, o câmbio facilitou o negócio. “A questão cambial bem como a oportunidade de fornecer a um dos nossos clientes europeus, proporcionou uma janela de preço interessante para o biocombustível,” salientou o executivo.

Fonte: BiodieselBR

No Comments

Post A Comment