CETESB realiza campanha de conscientização dos motoristas

A CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo realiza sua primeira campanha de conscientização voltada para os motoristas de veículos a diesel, em 20/07, terça-feira, das 08h00 às 12h00, no Terminal de Cargas Fernão Dias, zona norte da capital, no âmbito da Operação Inverno 2021.

A proposta é orientar os motoristas e responsáveis pelo transporte rodoviário de cargas sobre os malefícios causados à qualidade do ar e à saúde das pessoas pela emissão excessiva de fumaça preta e gases tóxicos pelos escapamentos dos veículos.

Normalmente, as emissões em excesso pelos escapamentos são consequência da falta de regulagem do motor, o que também ocasiona maior consumo de combustível e diminui sua vida útil, entre outros problemas.

A correta regulagem do motor é um cuidado que precisa ser redobrado no inverno, quando a falta de chuvas e de ventos, junto com a inversão térmica, contribuem para falta de dispersão dos poluentes. Assim, a participação dos motoristas e responsáveis pelas empresas de transporte de carga é essencial para a melhoria de qualidade do ar.

Medições da fumaça preta e avaliação do ARLA 32

Na campanha que acontecerá no Terminal de Cargas Fernão Dias, os motoristas receberão orientações sobre a importância de manter os veículos a diesel regulados – haverá medição de fumaça preta com uso de um equipamento eletrônico conhecido como opacímetro – e sobre a correta utilização do ARLA32 – produto líquido à base de ureia utilizado para controle dos óxidos de nitrogênio em veículos fabricados a partir de 2012.

As medições terão caráter voluntário e educativo, e os veículos que eventualmente apresentarem alguma irregularidade serão orientados a procurarem oficinas para fazer a manutenção e regulagem correta dos motores.

A campanha de conscientização será realizada em parceria com a Fetcesp – Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de São Paulo e o Sinditac-Gru – Sindicato dos Transportadores Autônomos de Carga de Guarulhos, com apoio da Associferdi – Associação dos Empresários de Transporte e Cargas do Terminal Fernão Dias.

• Local do evento

O Terminal de Cargas Fernão Dias fica na R. Benito Meana, 100 – Entrada 02161-000 – Jardim Julieta – Zona Norte – São Paulo; no Terminal, as inspeções serão realizadas na Av. Joaquim Santos Domingues (uma via curta no interior do terminal)