Combustíveis: atravessadores lucram 50% mais que donos dos postos no DF

O sindicato dos postos de combustíveis do Distrito Federal revelou, em nota, que a parcela do lucro das distribuidoras de combustíveis, que atuam como atravessadores no mercado, é 50% maior que todo o lucro percebido pelos donos dos postos. As distribuidoras nada agregam aos combustíveis, produzem notas fiscais. Segundo o sindicato, com o litro a R$4,19, a parcela do “custo” das distribuidoras/atravessadores é de R$0,24 e o correspondente ao lucro do dono do posto é de R$ 0,16. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

A Petrobras, que produz o combustível, é o maior item na composição do preço final. Dos R$4,19, o “custo Petrobras” corresponde a R$1,40.

O ICMS, imposto estadual, representa R$ 1,20 no preço da bomba e se soma a impostos federais, que adicionam mais R$ 0,69 ao litro.

Apesar de comprar gasolina, o combustível sofre adição de álcool e cada litro é composto por 730 ml de gasolina e 270 ml de etanol anidro.

Fonte: Diário do Poder