Conselho da Petrobras aprova venda de participação remanescente de 37,5% na BR Distribuidora

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou nesta quarta-feira a proposta para venda da participação remanescente de 37,5% detida pela estatal na BR Distribuidora, indicou fato relevante publicado pela companhia.

Embora não tenha anunciado uma data, a empresa já deu sinais de que pretende concretizar a venda ainda neste segundo semestre de 2020.

Segundo o comunicado da Petrobras, a transação ocorrerá por meio de uma oferta pública secundária de ações (follow on), cujo lançamento será definido posteriormente e está sujeito a condições de mercado, aprovação de órgãos internos da petroleira e análise da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e outros órgãos reguladores.

“Esta operação está alinhada à otimização do portfólio e à melhoria de alocação do capital da companhia, visando a geração de valor para os seus acionistas”, disse a estatal na nota.

A BR Distribuidora foi efetivamente privatizada em julho do ano passado, quando a Petrobras — até então controladora da distribuidora de combustíveis — reduziu sua participação na companhia de 71,25% para os atuais 37,5%.

A operação também foi realizada por meio de uma oferta de ações na Bolsa, que rendeu à estatal R$ 9,6 bilhões.

Desde então, a Petrobras vem preparando a venda da sua fatia remanescente na companhia no âmbito do seu programa de venda de ativos que tem como objetivo reduzir o seu endividamento e concentrar investimentos na área de produção e exploração de petróleo.

Fonte: O Globo