Coronavírus: São Paulo decreta obrigatoriedade do uso de máscaras

O governo de São Paulo vai decretar amanhã a obrigatoriedade do uso de máscara em todo o estado para evitar a disseminação do novo coronavírus. O anúncio foi feito hoje pelo governador João Doria (PSDB). A medida entra em vigor no dia 7 de maio, quinta-feira.

Todo cidadão que sair às ruas deverá usar a proteção e pode ser utilizada a máscara caseira. Segundo o governador, as prefeituras deverão editar decretos para definir multas a quem desobedecer a norma e também especificar qual agente público fará a fiscalização. O estado já havia decretado a obrigação do uso de máscaras nos transportes público e privado e desde a última semana ninguém entra em ônibus, metro ou trem sem estar protegido.

“É uma obrigatoriedade, mas tenho certeza que o cidadão terá responsabilidade de, ao usar a máscara e recomendar que outros membros da família usem, você estará defendendo a vida de seus familiares, amigos e vizinhos”, disse Doria.

Os valores das multas e outras sanções serão detalhadas por prefeitos, mas na capital já há valores para quem usar o transporte coletivo sem máscara. Cada empresa flagrada com pessoas viajando desprotegidas pagará R$ 3,3 mil por dia por veículo. O passageiro será advertido e na reincidência, multado. Mais detalhes estão sendo estudados até quinta, afirmou o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB).

“Vamos definir se será feita pela GCM ou fiscais. Se a multa vai ser aplicadas às pessoas ou estabelecimentos. Vamos ver até o dia 6 como será feita a fiscalização na capital”.

Fonte: UOL