Gasolina está 15% abaixo do preço internacional e pode subir no curto prazo, diz Barclays

Gasolina está 15% abaixo do preço internacional e pode subir no curto prazo, diz Barclays

Após o IPCA de março, o Barclays tem uma projeção preliminar de alta de 0,3% da inflação em abril. A maior parte da pressão nos alimentos parece ter diminuído e os combustíveis, principal influência para o dado do mês passado, devem mostrar algum alívio, diz Roberto Secemski, economista-chefe para o Brasil da instituição.

“No entanto, observamos que os preços domésticos da gasolina estão agora 15% abaixo da cotação internacional, o que pode representar um risco de alta no curto prazo caso a Petrobras continue a seguir a paridade internacional”, diz o economista, em relatório.

Do lado benigno, Secemski nota que o Congresso pode votar em breve o adiamento do reajuste anual de medicamentos e planos de saúde, o que pode fornecer alívio temporário à inflação.

O Barclays cortou de 7,7% para 7,4% a expectativa para o pico de inflação em 12 meses, que deve ser atingido no segundo trimestre. A projeção para o fechado de 2021 segue em 5%.

Já o núcleo de inflação pode seguir em alta para 4,5% ou mais em meados de agosto e setembro, para depois encerrar o ano abaixo de 4%.

Fonte: Valor Investe

No Comments

Post A Comment