Governo reforça presença no Conselho de Administração da Petrobras

Os acionistas da Petrobras elegeram os novos membros de seu Conselho de Administração nesta sexta-feira. O governo conseguiu reconduzir sete nomes e os minoritários, que tinham três indicações, ganharam apenas um assento.

De acordo com fontes, o resultado marca uma derrota para os acionistas minoritários que tentavam articular duas novas cadeiras no assento da estatal.

O Conselho da Petrobras tem ao todo onze assentos, dos quais oito estavam em disputa hoje. Das cadeiras restantes, duas representam os acionistas minoritátios e uma é definida pelos empregados.

Segundo uma fonte, a meta era que os minoritários conseguissem ao fim da votação de hoje um total de quatro assentos e não apenas três. Essa fonte lembrou que a ideia era criar uma espécie de “voz em bloco com mais força” para definir o futuro da companhia.

A preocupação central dos minoritários era blindar ao máximo a companhia contra possíveis interferências do governo em um momento em que o preço da gasolina chega a R$ 7 para o consumidor.

O encontro, virtual, contou com a presença de 91,47% dos donos de ações com direito a voto da estatal.

Assim, foram reconduzidos para membros do Conselho Eduardo Bacellar Leal Ferreira, atual presidente do Conselho, e Joaquim Silva e Luna, que ocupa o cargo de presidente da estatal, após a demissão de Roberto Castello Branco.

Foram reconduzidos ainda na primeira rodada de votação (por atingir o patamar mínimo de votos cada um) os atuais conselheiros Ruy Flaks Schneider, Sonia Julia Sulzbeck Villalobos, Márcio Andrade Weber e Cynthia Santana Silveira.

Com isso, a disputa ficou concentrada na segunda rodada de votação. Cinco candidatos – dos quais três indicados pelos acionistas minoritários e dois pelo governo – disputaram duas vagas.

Dessa forma, foi reconduzido Murilo Marroquim de Souza, representante do governo. Para a última vaga, foi eleito Marcelo Gasparino, indicado pelos acionistas minoritários. Foi o próprio Gasparino que pediu renúncia ao cargo de conselheiro da estatal da assembleia feita em abril. E, como a votação foi feita no sistema de voto múltiplo, todas as vagas precisam passar por nova votação, no caso de alguém desistir.

Fonte: O Globo