IMA multa e interdita o terminal de combustíveis do Porto de Maceió

O terminal de combustíveis do Porto de Maceió foi interditado e multado em mais de R$ 100 mil nesta quarta-feira (21) pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA). A autuação é por poluição e descaracterização da praia. A empresa responsável pela área também foi autuada.

O terminal é administrado pela Transpetro, e é dele que que sai o combustível que abastece a maior parte dos postos da capital.

A reportagem do G1 tentou localizar os responsáveis pelo terminal, mas não conseguiu. A administração do porto informou que ainda não havia sido notificada oficialmente.

Segundo o IMA, a Transpetro, que administra o local, foi multada em R$ 100 mil. Já o Terminal de Granéis recebeu uma autuação de R$ 12 mil.

A interdição do local se deu por seu funcionamento irregular e pela falta de licença ambiental. A equipe de fiscalização do IMA verificou que o documento apresentado pela administração do terminal estava vencido, e não foi renovado por pendências na apresentação de documentos por parte da empresa.

Os técnicos do órgão também estiveram no local para coletar amostras de resíduos descartados irregularmente, conforme denúncia recebida na terça (20). No dia da denúncia, a maré não permitiu a realização da coleta e, nesta quarta, nenhum vestígio de novos lançamentos foi encontrado.

Em junho deste ano, o IMA havia recebido outra denúncia, dando conta da presença de espumas e de um líquido estranho. A Petrobras apresentou um relatório, explicando que o material era biodegradável, resultante de um treinamento e que havia escorrido por uma galeria de águas pluviais.