Instabilidade política pode afastar investimentos de montadoras

As instabilidades institucionais que afetam o Brasil dificultam a defesa de novos investimentos na indústria automobilística junto às matrizes das montadoras neste momento. A avaliação é do presidente da Anfavea, associação que reúne as principais empresas do setor, Luiz Carlos Moraes.

Nesta quarta-feira, ele afirmou que há preocupação do setor automotivo em relação à atratividade de capital para o país num momento em que estão ociosas fábricas em outros países com custos de produção mais baixos, logística mais eficiente e ambiente político mais tranquilo.

— O ambiente que estamos passando não é o melhor para defender projetos junto às matrizes — disse Moraes, observando que a instabilidade traz volatilidade ao câmbio e à Bolsa, o que pode adiar investimentos.

Ele lembrou que o setor já está com dificuldades por conta do planejamento de produção devido aos problemas com fornecimento de peças.

Moraes explica que a fuga de investimentos é um tema que sempre preocupa o setor. Nas discussões de projetos com as matrizes estrangeiras, sempre se discute o cenário econômico do país, as expectativas de crescimento do mercado local, os indicadores de consumo, além do ambiente de negócios e jurídico.

Scheinkman: Bolsonaro afasta investidor por ter ‘os piores instintos na questão climática, economia e saúde’

Ele espera que o país consiga sair rápido dessa crise política e institucional, e volte a crescer. Se diz otimista de que o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF) vão encontrar caminhos, com serenidade.

— Não nos cabe aqui discutir como isso será resolvido, esperamos que o Supremo, do ponto de vista jurídico, encontre uma solução e, do ponto de vista político, que o Congresso tenha a decisão mais sábia possível, ouvindo a sociedade — afirmou Moraes. — A imagem do país já não é boa, esses últimos eventos criam maiores preocupações em nossas matrizes — complementou.

Fonte: O Globo