Ipem-SP encontra fraude em veículo-tanque de Americana

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), a pedido da Delegacia Seccional da Polícia Civil de Americana, realizou perícia num veículo-tanque transportador de produtos perigosos no último dia 26 de agosto, e detectou a presença de dispositivos fraudulentos em três compartimentos do tanque do caminhão.

A inspeção, realizada pela equipe da regional de Campinas do Ipem-SP após descontaminação do tanque, teve o acompanhamento da Polícia Civil, inclusive, por um perito do Instituto de Criminalística da Polícia Científica de São Paulo.

Os técnicos do Ipem-SP constataram que no equipamento tanque de 23.000 litros com seis compartimentos, três possuíam dispositivos de retenção de volume em formato cilíndrico introduzido na parte interna dos compartimentos, com acionamento para a retenção na parte externa do cofre de expansão acionado por parafuso sextavado de fácil manuseio com chave fixa. Devido aos dispositivos, cada um deles fazia a retenção de 100 litros. O proprietário do veículo foi notificado e autuado. O Certificado de Verificação Volumétrica do veículo (CVV) foi apreendido.

O veículo-tanque está sob responsabilidade da Polícia Civil de Americana, por meio do delegado Gelson Aparecido de Oliveira Barreto.

A partir da autuação o responsável pelo veículo têm o prazo de até 10 dias úteis para apresentar defesa junto ao Ipem-SP. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

Nos veículos que transportam produtos perigosos, os veículos-tanque, os fiscais do instituto inspecionam cerca de 50 itens do tanque que transportam combustíveis líquidos, com objetivo de prevenir acidentes, proteger o cidadão, o patrimônio e o meio ambiente.