
24 jan No Ceará, criminosos ateiam fogo em postos de combustíveis
Bandidos puseram fogo em postos de combustíveis, no Ceará.
O ônibus incendiado na tarde desta quarta-feira (23) em Pacajus, na região metropolitana, foi a ação mais recente em 22 dias de ataques. Na noite da terça-feira (22), o alvo foi um posto de combustíveis em Itarema, no litoral.
Enquanto isso, a quase 200 quilômetros dali, em Caucaia, bandidos roubaram um carro e atearam fogo no veículo dentro de outro posto. Quem estava por perto tentava orientar os frentistas.
Para o frentista José Ivan Maciel nem deu tempo de tentar combater as chamas. Ele perdeu a única fonte de renda: o carro que ele usava para fazer fretes e que não estava quitado. “Eu acordei pelos meus amigos, vizinhos dizendo que meu carro tava pegando fogo. Muito revoltante, porque a gente não faz mal a eles”, lamentou.
O estado diz que está agindo nos presídios, de onde partiriam as ordens para os ataques. A Secretaria de Administração Penitenciária apresentou um balanço do pente-fino dentro das celas.
Nessas três semanas, os agentes penitenciários apreenderam 2.300 celulares, aparelhos de televisão e armas artesanais. E a polícia prendeu 415 suspeitos envolvidos com as ações criminosas. Mais de 30% são adolescentes.
Segundo a defensoria que acompanha todas estas prisões, muitos suspeitos dos ataques não estão diretamente envolvidos com as facções. Mas estes grupos estão aproveitando a circunstância para atrair ou obrigar pessoas a praticar as ações criminosas.
“Ela se vê compelida sob pena de sofrer alguma retaliação ou seus familiares, então se submete a aquilo por medo e existem aqueles que eventualmente são levados a praticar, ou seja, pessoas que não têm de forma contínua o envolvimento, mas que, por alguma oferta, por um interesse financeiro de ganhar algum dinheiro extra, se submete a praticar atos isolados com essa finalidade”, disse Patrícia Sá, supervisora das Defensorias Criminais de Fortaleza.
Fonte: Jornal Nacional
No Comments