Os 100 primeiros dias de Silva e Luna na Petrobras

Os 100 primeiros dias de Silva e Luna na Petrobras

A gestão do general da reserva Joaquim Silva e Luna à frente da Petrobras completou 100 dias nesta terça-feira (27). Ele foi indicado ao cargo em fevereiro pelo presidente Jair Bolsonaro, que estava insatisfeito com a política de preços dos combustíveis realizada pela presidência anterior, sob comando do economista Roberto Castello Branco, indicado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

A chegada do general ao comando da petroleira marcou uma mudança significativa na composição do conselho da petroleira e de boa parte da diretoria da estatal. A transição, num primeiro momento, pegou o mercado de surpresa e gerou temores entre os stakeholders sobre possíveis interferências do Planalto na política de preços.
Interlocutores também especulavam sobre como seria conduzida a agenda de desinvestimentos e investimentos sob o comando do novo presidente da estatal.

Mas já na posse Silva e Luna afirmou que buscaria reduzir a volatilidade de preços, sem desrespeitar o alinhamento com os preços internacionais dos combustíveis. Ele indicou a intenção de conciliar interesses dos consumidores e de acionistas, valorizando os
trabalhadores. Afirmou ainda que sua administração focaria na redução da dívida e no investimento em pesquisa e desenvolvimento.

“Vamos buscar reduzir a volatilidade [mudanças bruscas dos preços nas refinarias, em curtos prazos], sem desrespeitar a paridade internacional [alinhamento com os preços externos]”, disse o general à época, citando a principal causa dos preços mais alto nas bombas de combustível.

Agora, em um balanço dos 100 dias de gestão, analistas avaliam que a troca não tem sido satisfatória do ponto de vista da paridade de preços, como havia sido sugerido pelo presidente Jair Bolsonaro à época da indicação de Silva e Luna.

Bolsonaro ainda se vê num dilema de tentar agradar investidores, num aceno à agenda liberal, e à população, em especial aos caminhoneiros autônomos, importante base eleitoral do bolsonarismo.

Em julho, a gasolina e o diesel atingiram seu preço mais alto nos postos de combustível desde o início do ano, e os caminhoneiros já ameaçam realizar uma nova greve. A categoria critica o governo federal por não propor medidas que viabilizem a redução do preço do óleo diesel, e a Petrobras, por manter a política de preços. A gasolina, por exemplo, já subiu 27,8% e o diesel, 27,3%, em 2021.


Muitos analistas esperam pelo lançamento do novo plano estratégico da petroleira, normalmente feito na virada de novembro, quando, segundo eles, será possível ter uma noção mais clara quanto à estimativa de curva de produção, demanda e recursos que vão ser

investidos no pré-sal sob a gestão de Silva e Luna. O último plano quinquenal feito pela gestão de Castello Branco, por exemplo, dava peso significativo ao setor de exploração e produção, especialmente do pré-sal.

Paridade internacional de preços e previsibilidade na gestão

Para analistas, a política de Silva e Luna, em comparação com a de Castello Branco, embora tente atenuar a volatilidade nos preços, continua seguindo os parâmetros do petróleo do mercado internacional, o que pressiona os valores dos combustíveis na bomba.Na prática, houve apenas uma ampliação do espaçamento das divulgações dos reajustes dos preços da gasolina e do diesel no país.

“Não há dúvidas de que o nível de dinamicidade da atualização na gestão Castello Branco era bem maior. Havia movimentos muito mais intensos”, avalia Ilan Arbetman, analista de research da Ativa Investimentos. “E, de fato, a questão da paridade não mudou. A Petrobras segue tendo como objetivo maior estar no mesmo nível do preço internacional”. Levantamento da Ativa Investimentos revela uma defasagem de 16% nos preços praticados hoje, ou seja, os combustíveis tendem a ficar ainda mais caros.

O que mudou, na perspectiva do especialista, foram os gatilhos. Isso é, antes, se praticavam os reajustes de forma mais rápida; hoje, de forma mais espaçada. Mas é difícil que a dinâmica do reajuste de preços deixe de ser volátil.

“Especialmente a Opep [Organização dos Países Exportadores de Petróleo] é muito centralizadora, funciona como cartel, que visa o melhor para os seus membros. E lá tem país, por exemplo, que tem 60% do seu PIB dependente do petróleo.
É muito difícil classificar qualquer mudança como efêmera ou substancial, conjuntural ou estrutural. Ou seja, preferimos aceitar que as mudanças no preço dos derivados da Petrobras serão feitos de forma mais lenta”, diz o especialista da Ativa.

Essa também é a opinião, por exemplo, da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes (Fecombustíveis), que afirma que mesmo em meio à troca na gestão, “praticamente, nada mudou” com relação à condução anterior.

Fonte: Gazeta do Povo

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