Petrobras e Vale concentram mercado na B3, aponta estudo

Petrobras e Vale concentram mercado na B3, aponta estudo

Em seus segmentos, as gigantes são responsáveis por mais de 95% das vendas

Em economia, a concentração de mercado ocorre quando poucas empresas são responsáveis pela maior parte das vendas em determinado setor. Esse tipo de configuração de mercado, geralmente, é considerada ruim, já que pode limitar ou prejudicar a livre-concorrência.

Um levantamento feito pela Sabe – Inteligência em Ações da Bolsa – mostra que 16% das empresas da bolsa de valores de São Paulo (B3) concentram mais de 70% do mercado. Isso significa que mais da metade das vendas em todos os segmentos pertence a um pequeno grupo.

O setor em que ocorre a maior concentração é o de Mineração, com a Vale sendo responsável por 100% do mercado. A outra empresa listada no segmento é a Bradespar, que é apenas uma holding, não tendo participação em vendas.

O setor de Petróleo e Biocombustíveis vem logo em seguida entre os de maior concentração, com a Petrobras abocanhando 97,4% das vendas. Já em Telecomunicações, as gigantes Telefônica Brasil, Oi e Tim detêm 95,6% da participação.

Os setores com menor concentração (vendas abaixo de 50%) são Energia Elétrica, Transporte e Logística, Construção Civil e Mercado Imobiliário e Tecidos Vestuário e Calçados. Segundo o estudo, o que esses segmentos têm em comum é a maior variedade de empresas, o que favoreceria a dispersão.

Abaixo, confira a tabela com o grau de concentração das empresas da bolsa por setor de atividade:

Fonte: E-Investidor Estadão

No Comments

Post A Comment