Petrobras reajusta preço da gasolina e diesel nas refinarias

Além de aumentar os preços do GLP para fins industrias e comerciais a partir desta terça-feira (08), a Petrobras informou na tarde de segunda-feira (07) que está reajustando também os preços da gasolina e do diesel em suas refinarias. A gasolina teve um reajuste de 1,44%, passando de R$ 1,8177 o litro para R$ 1,8404 o litro.

Já o óleo diesel teve um aumento de 1,3% em média, passando a custar R$ 2,1289 o litro, contra R$ 2,1015 anteriores.

No município do Rio de janeiro o preço da gasolina teve um aumento médio de 0,49% em um mês, passando de R$ 4.679 o litro, na primeira semana de abril, para R$ 4,702 na semana passada. Já o etanol teve redução de preços da ordem de 1,29% no período, caindo de R$ 3.716 o litro para R$ 3,664 o lireo.

Pouco mais cedo, a Petrobras anunciou reajuste nos preços do GLP para uso industrial e comercial em 7,1% em suas refinarias a partir do dia 8 de maio. O Sindigás, que reúne as distribuidoras de GLP no país, informou que seus associados foram comunicados na tarde desta segunda-feira a respeito do reajuste de preços, o segundo consecutivo.

De acordo com o sindicato, o aumento de preço será entre 5,8% e 8,6%, dependendo do polo de suprimento, válido a partir desta terça-feira nas unidades da petroleira. O reajuste não atinge o GLP residencial vendido em botijões de 13 quilos.

Segundo o Sindigás, com o aumento, o GLP para fins industriais e comerciais vendido pela Petrobras está 31% maior em relação ao preço praticado no mercado internacional. “Na avaliação do Sindigás, esse ágio vem pressionando ainda mais os custos de negócios que têm o GLP entre seus principais insumos, impactando de forma crucial empresas que operam com uso intensivo de GLP.”, afirma em nota. O GLP industrial representa cerca de 30% da demanda total e é vendido em embalagens de 20kg, 45kg, 90kg e 190kg, e a granel para reabastecimento em tanques.

Fonte: O Globo Online