Petrobras vai parar processamento na RNEST

A Petrobras vai interromper o processamento na Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco, entre os meses de junho e agosto, para a primeira parada programada de manutenção da unidade.

— A RNEST tem capacidade para processar 130 mil barris de petróleo por dia (trem 1), com foco na produção de diesel (70%). Foi projetada para produzir diesel com baixo teor de enxofre (S-10). Entrou em operação em 2014.

— De acordo com dados da ANP, foi responsável pelo processamento de 8,841 milhões de barris de petróleo no primeiro trimestre de 2021, cerca de 5,42% de toda a carga processada no país no período. A média diária foi de 99 mil barris/dia.

Cade prorroga prazos para venda de refinarias e empresas de gás da Petrobras
“A RNEST contará com empresas contratadas para atendimento ao escopo da parada, trabalhando em 2 turnos, para manutenção de aproximadamente 1200 equipamentos e sistemas, entre permutadores de calor, torres, vasos, máquinas rotativas, tubulações, entre outros”, informou a Petrobras.

— A refinaria possui unidades de destilação; coqueamento retardado; hidrotratamento de diesel e nafta, geração de hidrogênio e outras. “Cada uma terá seu prazo específico de manutenção, de acordo com a complexidade e quantidade de serviços”.

— “Haverá também parada parcial nos equipamentos das áreas de Utilidades e de Transferência e Estocagem”, explicou a empresa.

Fonte: EPBR