Pular para o conteúdo

sindtrr

(11)2914-2441

Petrobrás abre licitação para ampliação da produção de diesel na refinaria Henrique Lage

A Petrobrás lançou ontem, 24, uma licitação que promete movimentar o mercado nos próximos meses. A concorrência visa contratar serviços de Revamp (renovação) na Refinaria Henrique Lage (REVAP), localizada no município de São José dos Campos (SP). O objetivo da Petrobrás com as obras é ampliar a capacidade de produção de diesel S-10 na refinaria. A disputa pode ser bastante movimentada, já que a lista de empresas pré-qualificadas para a concorrência é bem extensa – e inclui nomes de companhias tradicionais de engenharia que até pouco tempo estavam de fora das licitações da Petrobrás. Para lembrar, conforme noticiamos no início do mês, Novonor (antiga Odebrecht), Andrade Gutierrez e UTC Engenharia estão liberadas novamente para disputarem contratos da Petrobrás.

A lista de companhias pré-qualificadas para a disputa é a seguinte: Saipem, Geogas, Tridimensional, Heftos Óleo e Gás, Andrade Gutierrez, Hyundai Engineering CO., Alfredo A. Possebon Filho & CIA., GE Power & Water, Tenenge, Técnicas Reunidas, UTC Internacional Engenharia, MIP Engenharia, Conenge-SC, Enfil SA., Norteng, Estrutural Serviços Industriais, Construcap, Sisnergy, OECI, Ferrostaal, Consag, Toyo Engineering, PowerChina, Duro Felguera, Empresa Construtora Brasil, Quality Welding Serviços, Engecampo, Toyo Setal, Tecnimont, Siemens Energy e Hyundai Engineering & Construcion CO. A abertura dos envelopes com as propostas das licitantes está marcada para o dia 23 de outubro. A documentação completa da licitação (7004105921) está disponível no site da Petronect.

O novo contrato de serviços na REVAP inclui o fornecimento de bens e a prestação de serviços na Unidade de Hidrotratamento de Diesel U-272D da refinaria. A lista de atividades inclui elaboração de projeto executivo, demolições e desmontagens, construção civil, montagem eletromecânica com fornecimento de bens, assistência técnica, comissionamento e operação assistida para o projeto. A obra na U-272D tem como objetivo adaptar a unidade para produzir óleo diesel com 10 ppm de enxofre (diesel S10), mantendo a capacidade de projeto, por meio de seleção da qualidade da carga e condições de operação específicas.

Em novembro do ano passado, a Petrobrás anunciou que faria um investimento de R$ 260 milhões para ampliar a produção de diesel S-10 da REVAP. Na época, a empresa previu que as obras de adequação da unidade estariam concluídas no segundo semestre de 2025. Com o investimento, a refinaria passará a ter  duas unidades de produção de diesel S-10, o que permitirá praticamente dobrar o fornecimento do combustível, passando dos atuais 44 mil barris por dia para 85 mil barris por dia.

O diesel S-10 produzido na Revap abastece principalmente a região do Vale do Paraíba. Parte da produção é enviada à Replan, em Campinas, de onde é direcionada a outros polos do país.

Fonte: Fonte Petro Notícias