Pix traz desafio para regulação, afirma BC

Pix traz desafio para regulação, afirma BC

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou, em webinar realizado ontem pelo escritório Focaccia, Amaral e Lamonica Advogados, que o sistema financeiro brasileiro passa por um momento histórico de inovação e tecnologia, com desafios não somente aos negócios, como também ao próprio órgão regulador.
Segundo ele, com a tecnologia em ascensão, as barreiras do sistema financeiro estão mudando rapidamente. Reflexo disso é que já se pode notar uma redução do domínio dos meios de pagamento pelas instituições financeiras tradicionais, ao mesmo tempo que surgem novos arranjos nesse segmento, além de novos players. “Com novos participantes, plataformas tradicionais de bancos estão sendo atacadas”, afirma o presidente do BC.


Nesse cenário, em meio à aproximação da entrada em vigor do novo sistema de pagamentos instantâneos, o Pix, no dia 16 de novembro, e do open banking, cujo projeto também terá início no mesmo mês (dia 30), a inovação tecnológica gera um desafio “histórico” de regulação e uma necessidade de adaptação de todo o mercado. “Muitas questões estão sem resposta e o regulador vive um processo de aprendizado.”

No mesmo evento, o diretor de Organização do Sistema Financeiro do BC, João Manoel Pinho de Mello, afirmou que a jornada de implementação do open banking e do Pix não tem sido simples, mas que os resultados positivos que serão gerados ao consumidor dão imensa satisfação à autoridade monetária. Para ler esta notícia, clique aqui.

Fonte: Valor Econômico

No Comments

Post A Comment