Preço médio da gasolina ao consumidor apurado pelo governo federal passa de R$ 5 no Rio

O preço médio de referência da gasolina comum para o consumidor final, no Estado do Rio, já supera os R$ 5. Segundo o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), ligado ao Ministério da Fazenda, a partir de 16 de outubro, será considerado o valor médio de R$ 5,0360 por litro como base para o recolhimento de imposto. No caso da aditivada, o custo levado em conta será de R$ 5,5667. O combustível comum (gasolina A) vendido no Rio é o segundo mais caro do país.

O Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF) serve como parâmetro para a cobrança de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) retido pela Petrobras no ato da venda de combustível aos postos.
Em setembro, o Confaz trabalhava com as médias de R$ 4,8750, para o litro da gasolina comum no Rio, e de R$ 5,5344, para a aditivada. Portanto, o aumento foi mais significativo no primeiro caso.

Na Zona Norte da capital fluminense, por exemplo, já é possível encontrar o litro da gasolina comum por R$ 5,19, valor que até setembro era praticado nos postos da Zona Sul e da Barra da Tijuca (Zona Oeste).

De acordo com o Confaz, o custo médio de referência da gasolina no Rio, em outubro, só é menor do que o valor cobrado no Acre. Lá, o combustível comum e o aditivado têm o mesmo preço médio: R$ 5,3587, por litro.

O terceiro estado com a gasolina comum mais cara do país é Tocantins, onde o litro sai por R$ 4,9000, em média. Já o preço médio do combustível aditivado custa R$ 7,1500.

Fonte: Extra