Presidente da Petrobras indica executiva da Vale para diretoria financeira da estatal

Presidente da Petrobras indica executiva da Vale para diretoria financeira da estatal

A Petrobras voltará a ter uma mulher em sua diretoria executiva. Com pouco mais de dois meses no cargo, o presidente Roberto Castello Branco ainda está fazendo mudanças na direção da estatal. No fim da noite de segunda-feira, a Petrobras informou que Castello Branco indicou Andrea Marques de Almeida para o cargo de diretora executiva financeira. Atualmente, Andrea é gerente executiva da Tesouraria Global da Vale, onde trabalha há 25 anos.

A última mulher a ocupar um cargo de diretoria na Petrobras foi Solange Guedes, funcionária de carreira da companhia, que ocupou a Diretora de Exploração e Produção de 2015 até dezembro do ano passado. Solange fez parte da equipe que assumiu a diretoria da Petrobras a partir de fevereiro de 2015, após o início da Operação Lava-Jato que revelou o maior esquema de corrupção que existiu na estatal.

O atual diretor financeiro da estatal, Rafael Salvador Grisolia, foi indicado para o cargo de presidente da Petrobras Distribuidora S.A. (BR Distribuidora). Por sua vez, o atual presidente da BR, Ivan de Sá, retomará suas atividades na Petrobras, onde atuou durante 30 anos, ocupando diversas funções executivas.

A empresa explicou, em nota, que a indicação da nova diretora ainda vai ser submetida aos procedimentos internos de governança corporativa, incluindo a análise de conformidade e integridade que é necessária no processo sucessório da companhia, além de ser encaminhada para apreciação do Comitê de Indicação, Remuneração e Sucessão e posterior deliberação do Conselho de Administração, conforme está previsto no estatuto social da estatal. Com isso, Rafael Grisolia permanecerá no cargo de diretor financeiro da Petrobras até a posse da nova diretora.

Andrea Almeida é graduada em engenharia de produção pela UFRJ com MBA em Finanças pelo IBMEC-RJ e MBA em gestão pela USP, além de cursos de gestão na Wharton School of Finance e na Sloan Schoo lof Management (MIT). A executiva atua na Vale há 25 anos “com ampla experiência nas áreas de Finanças Corporativas, Tesouraria Global e Gerenciamento de Risco”, segundo a nota da estatal. A Petrobras informou que a executiva atuou como líder da função de gestão de riscos no período de 2010 a 2014. Foi CFO da Vale Canada, em Toronto, de 2015 a 2018 e, atualmente, é gerente executiva de Tesouraria Global.

Fonte: O Globo

No Comments

Post A Comment