Primeira usina de cana oficializa processo de certificação no RenovaBio – Sindtrr
Área do Associado
Área do Associado

Primeira usina de cana oficializa processo de certificação no RenovaBio

11

06

19

A Política Nacional de Biocombustíveis, o RenovaBio, já tem a primeira usina de cana-de-açúcar com processo oficializado de certificação. Segundo divulgação da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) em seu perfil no LinkedIn, essa unidade produtora é a Vale do Paraná. A Vale do Paraná é controlada pelo Grupo Pantaleon e a planta está localizada no município de Suzanápolis, no interior paulista.

Conforme a divulgação da UNICA, a “Vale do Paraná é a primeira usina do setor sucroenergético a colocar em consulta pública seus dados para certificação do RenovaBio.” “Ao final do processo, a usina poderá obter a nota de eficiência junto à ANP e estará autorizada a emitir os créditos de descarbonização, os chamados CBios”, destaca a entidade do setor sucroenergético. Mais sobre o processo de certificação A consulta pública tem duração de 30 dias e detalha as informações auditadas pela Certificadora SGS. Finalizado esse processo, a unidade da Vale do Paraná poderá obter a sua nota de eficiência energético ambiental junto à ANP. De acordo com o processo divulgado, a empresa apresentou informações primárias para 100% da produção e atendeu aos critérios de elegibilidade em todas as propriedades produtoras de biomassa. A etapa de consulta pública visa dar transparência à certificação e é um dos procedimentos que compõe o processo definido pela ANP na Resolução nº 758 de 2018, publicada em novembro de 2018, para a obtenção do Certificado de Produção Eficiente de Biocombustível.

A UNICA tem promovido workshops regionais para esclarecer levar informações sobre o processo aos produtores, esclarecer dúvidas das usinas e estimular a certificação de novas unidades produtoras. O último workshop aconteceu na última passada em Sertãozinho, contou com a participação da Abraveri e da ANP, reunindo mais de uma centena de participantes. Para mais informações sobre o RenovaBio, a certificação e as empresas credenciadas, acesse o site da ANP. em http://www.anp.gov.br/biocombustiveis/renovabio

Fonte: Jornal Cana