Programa arrecada uma tonelada de lixo eletrônico

Programa arrecada uma tonelada de lixo eletrônico

Entre junho e agosto deste ano, o Programa Ecotroca +Eletrônicos, do Sindicato dos Postos de Combustíveis de Campinas e Região (Recap), recolheu mais de uma tonelada de lixo eletrônico que foi descartado pela população nos postos de combustíveis participantes da iniciativa sustentável. O projeto tem como objetivo destinar um espaço para que as pessoas descartem equipamentos eletrônicos, como celulares, baterias, pilhas e qualquer outro tipo de equipamento de forma consciente.

Nos postos de combustíveis participantes, há um tambor verde-escuro identificado com o símbolo da campanha, no qual as pessoas podem descartas resíduos eletrônicos velhos ou que não vão mais usar. Lançada em maio desde ano, a iniciativa da empresa está envolvendo cerca de 600 postos em 90 cidades da área de abrangência do sindicato.

O balanço com a quantidade de lixo depositado nos tambores foi divulgado no começo de setembro pela Ambipar — a empresa que faz a coleta dos resíduos e os leva até a empresa que fica em Nova Odessa, onde é feito processo de manufatura reversa dos eletrônicos. Os municípios que tiveram mais arrecadação de equipamentos e pilhas entre junho e agosto foram Campinas, Indaiatuba, Jaguariúna, Jundiaí, Limeira, Piracicaba, Rio Claro, Santa Bárbara d’Oeste, Serra Negra, Valinhos e Vinhedo.

O presidente do Recap, Flávio Campos, explica que a iniciativa surgiu depois que o sindicato percebeu que muitas pessoas não sabiam como e onde descartar corretamente seus resíduos eletrônicos.

“Por isso criamos o programa para levar facilidade e comodidade à população. É muito prático: o consumidor deixa o lixo no carro e na hora que passa no posto, é só deixar no tambor. Ficamos felizes com a adesão em muitos municípios, numa ação que sai dos limites do estabelecimento e impacta toda a sociedade”, destaca Campos.

Direto pelo celular

O Recap lançou neste mês uma ferramenta de geolocalização, na qual é possível o consumidor acessar pelo celular os postos participantes do Ecotroca+Eletrônicos. Por meio do GPS, a ferramenta mostra os estabelecimentos mais próximos, por raio de distância ou até mesmo por cidade, traçando a melhor rota até o local de interesse. Esse serviço está disponível no site do Recap em: www.recap.org.br/ecotroca-descarte-eletronico.

Fonte: Correio Popular

No Comments

Post A Comment