Recuperação vai além do consumo, diz Castelar

O resultado do Produto Interno Bruto (PIB) – que cresceu 0,6% entre o segundo e o terceiro trimestres, feitos os ajustes sazonais – mostra que a economia está em recuperação, e não somente puxada pelo consumo, mas também com contribuição dos investimentos, tendência que deve prosseguir em 2020. A avaliação é de Armando Castelar Pinheiro, coordenador de Economia Aplicada do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV).
“O resultado claramente derivou da demanda privada doméstica”, disse Castelar em entrevista ao Valor. O Ibre esperava alta de 0,4% para o PIB no terceiro trimestre. A surpresa positiva deve ajudar a expansão da economia no ano de 2019, que pode ficar na casa de 1,2% se a projeção de crescimento de 0,9% para o último trimestre for confirmada, diz o economista. Para 2020, a entidade espera avanço de 2% da economia brasileira, mas Castelar vê chances de aumento mais forte. Para ler esta notícia, clique aqui.

Fonte: Valor Econômico