Reunião sobre indicados ao conselho da Petrobras será retomada dia 13

A reunião do comitê de elegibibilidade (Celeg) da Petrobras para analisar os nomes dos indicados pelo governo ao conselho de administração será retomada no dia 13 de junho, informaram ao Valor fontes a par do tema.

A reunião foi iniciada nesta quinta-feira (07), às 16 horas, com o objetivo de checar os nomes propostos para compor o conselho de administração, mas a documentação dos indicados não estava totalmente pronta, inviabilizando a conclusão no mesmo dia.

O comitê vai analisar os nomes de Gileno Gurjão Barreto, Ricardo Soriano de Alencar, Edison Antonio Costa Britto Garcia, Jonathas Assunção Salvador Nery de Castro, Ieda Aparecida de Moura Gagni, além de Ruy Flaks Schneider e Márcio Weber — estes dois últimos reconduzidos para novo mandato. Foram indicados em separado os nomes de Marcelo Gasparino e José João Abdalla Filho, como representantes dos acionistas minoritários, os dois também reconduzidos.

A análise de todos os nomes pelo Celeg é uma medida obrigatória, no âmbito da Lei das Estatais (lei 13.303/2016), mas a verificação dos currículos dos atuais conselheiros tende a ser mais rápida, com a apuração, apenas, da existência de fatos novos durante os respectivos mandatos. A checagem pelo Celeg é um passo necessário para que a assembleia geral extraordinária (AGE) possa aprovar ou vetar os candidatos a ocupar o colegiado até abril de 2023. A expectativa inicial é de que a AGE seja realizada no fim de agosto.

Fonte: Valor Econômico