Secretário-geral da Opep espera que mercado de petróleo se estabilize neste ano

O secretário-geral da Opep, Mohammad Barkindo, disse na segunda-feira (19) que espera que acordo global para reduzir a produção de petróleo ajudará a restaurar a estabilidade nos mercados globais da commodity ao longo do ano.

“Estamos começando a ver que a estabilidade é gradual, mas continua retornando ao mercado”, disse Barkindo, em uma entrevista à Real TV, durante uma visita à capital do Azerbaijão, acrescentando que os países produtores de petróleo que participam do acordo estão atualmente focados em estender o acordo para dezembro 2018.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e outros grandes produtores de petróleo liderados pela Rússia concordaram, em novembro passado, em ampliar o acordo para reduzir sua produção combinada de petróleo em quase 1,8 milhão de barris diários (bpd) até o fim de 2018.

“No momento, estamos focados em alcançar nossos objetivos e Inshallah, ao longo do ano, seremos capazes de restaurar a estabilidade ao mercado”, disse Barkindo à Real TV.

A próxima reunião dos ministros do petróleo da Opep e de aliados, inclusive do Azerbaijão, está prevista para junho, onde os ministros podem ajustar o acordo com base nas condições do mercado.

A produção de petróleo do Azerbaijão foi de 806 mil bpd em fevereiro, em comparação com 814,6 bpd em janeiro.

Fonte: Reuters