Setor produtivo solicita apoio para que leilões de biodiesel sejam prorrogados

Setor produtivo solicita apoio para que leilões de biodiesel sejam prorrogados

A indústria do biodiesel está se movimentando para tentar dar sobrevida ao modelo de leilões públicos. Realizada nessa última terça-feira (24) a reunião da Câmara Setorial de Oleaginosas e Biodiesel apresentou um pedido nesse sentido à ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina, para que ela apoie o pleito dos produtores.

No que depender do governo federal, os leilões de biodiesel já têm data para acabar. Uma resolução editada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) no final do ano passado fixou para 01 de janeiro de 2022 o prazo final para que o mercado migre do modelo atual para um outro que ainda está sendo desenhado pela ANP.

Pelas informações que já foram disponibilizadas pela agência, passariam a existir dois mercados de biodiesel: um que negociaria biodiesel por meio de contratos fechados bimestralmente entre fabricantes e distribuidoras bimestralmente e outro por meio de negócios à vista. Grosso do volume teria que ser negociado no mercado de contratos do qual poderiam participar apenas usinas detentoras do Selo Biocombustível Social.

Fonte: Revista Biodieselbr

No Comments

Post A Comment