Alta de gasolina faz resgates de vale-combustível crescerem

O anúncio de mais um aumento no preço da gasolina na segunda-feira (18/10), após 15 semanas de trégua, deve intensificar o volume de resgates de vale-combustíveis nos próximos meses. Segundo pesquisa da Incentivar, primeira plataforma especializada em incentivo inteligente do Brasil, de agosto de 2021 a agosto deste ano, os regastes totais de vouchers para este fim, considerando todos os valores disponíveis, cresceram 70,13%.

O levantamento abrangeu uma amostra de 1.836 participantes que atuam em grandes empresas e utilizam o app de incentivos, no qual recebem pontos para trocar por diversos produtos em um marketplace. “Percebemos que a mudança de comportamento está relacionada diretamente às altas que a gasolina atingiu nesse intervalo, o que levou muitos a utilizarem o benefício como uma forma de amenizar o impacto em seu orçamento”, afirma o CEO da Incentivar, Rodolfo Carvalho.

Em termos de ranking, os vale-combustíveis somados correspondem a 17,3% do valor total resgatado e ficam em primeiro lugar. Os resgates via Pix figuram na segunda colocação, com 15%. Em terceiro estão os vale-presentes, com 11,6%. A nova forma de encarar os programas de incentivo devem entrar no radar dos gestores que precisam ser flexíveis na hora de desenhar as metas e premiações.

“Os trabalhadores já pensam no alcance das metas como um complemento de renda. As recompensas em dinheiro, através do Pix, cresceram 80% na comparação com 2021. A opção de pagamento de boletos é outra realidade que já implementamos. As empresas que querem manter suas equipes engajadas precisam de plataformas que atendam às necessidades reais de seus funcionários”, diz.

Incremento de renda

Segundo o CEO da Incentivar, a mudança está relacionada à contração da renda e ao peso que os gastos com combustíveis têm no orçamento dos trabalhadores. Assim, o que antes era visto somente como um “presente” para quem batesse as metas de cada mês agora é entendido também como um incremento da renda e tem sido utilizado para reduzir os impactos da inflação, que corroeu o orçamento das famílias.

No trimestre encerrado em julho deste ano, a renda média real do trabalhador — descontada a inflação —recuou 2,9% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o IBGE. Com menor poder aquisitivo, os brasileiros nunca se endividaram tanto no cheque especial quanto agora.

De acordo com o Banco Central (BC), em agosto foram concedidos R$ 38,5 bilhões de empréstimos nessa modalidade, o maior volume desde março de 2011, quando o levantamento foi iniciado.

Ao todo, a Incentivar atende 50 empresas de médio e grande porte, o que corresponde a cerca de 34 mil colaboradores. “A pesquisa foi realizada com essa amostra porque envolve pessoas com um maior tempo de participação nos programas ofertados na plataforma da Incentivar e porque corresponde à média de cargos e níveis hierárquicos (diretor, gerente, coordenador, vendedores) dos participantes como um todo. Ao usar essa base com uma série histórica longa, evitamos distorções. Por exemplo, participantes que acabaram de entrar e ainda não tem pontos para resgate”, explica.

Fonte: Correio Braziliense