A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou nesta terça-feira (23) portaria com mudança nos pisos mínimos do frete rodoviário após recuo recente nos preços do diesel S10.
A última mudança na tabela do frete havia sido uma revisão ordinária em julho, com aumento médio de até 1,96%.
Segundo a lei, a tabela é reajustada de modo ordinário até os dias 20 de janeiro e de julho, e de modo extraordinário quando houver variação superior a 5% no preço médio do diesel S10 coletado pela agência reguladora do setor de petróleo ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis).
Esse percentual era de 10% mas foi modificado para 5% pelo governo federal por meio de Medida Provisória em maio.
A tabela de julho levava em conta os valores divulgados pela ANP na semana até o dia 16 daquele mês, quando foi apurado preço médio de 7,58 reais por litro, enquanto na semana encerrada em 20 de agosto o valor coletado foi de 7,13 reais por litro, queda de 5,94%.
O recuo nos preços de diesel, bem como de gasolina e etanol, vem principalmente do impacto de reduções das cotações nas refinarias da Petrobras em meio a uma queda no petróleo no exterior.
Para transporte de granel sólido na modalidade carga lotação com quatro eixos carregados, por exemplo, o coeficiente de custo de deslocamento passou de 4,7055 reais por quilômetro para 4,5346 reais por quilômetro. (Reuters)
Autor/Veículo: Folha de S.Paulo