BC reduz Selic a 12,75% ao ano e indica novos cortes de 0,50 ponto nas próximas reuniões

Como esperado, o Banco Central reduziu há pouco os juros em mais 0,50 ponto percentual, levando a taxa básica (Selic) a 12,75% ao ano. No comunicado da decisão, que foi unânime, o Copom (comitê de política monetária do BC) indicou que deve manter o ritmo nos próximos encontros.

É uma posição mais dura que esperado por parte do mercado, que acredita que o colegiado terá espaço para acelerar as reduções da taxa para 0,75 ponto em dezembro. Ao falar hoje em “próximas reuniões”, no plural, o colegiado reduziu essa possibilidade.

• Em se confirmando o cenário esperado, os membros do Comitê, unanimemente, anteveem redução de mesma magnitude nas próximas reuniões e avaliam que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário – apontou o colegiado no texto.

No texto, o Copom ainda incluiu um parágrafo sobre o cenário fiscal – atualmente, há preocupação de economistas com o objetivo estipulado pela equipe econômica para o resultado primário do ano que vem.

• Tendo em conta a importância da execução das metas fiscais já estabelecidas para a ancoragem das expectativas de inflação e, consequentemente, para a condução da política monetária, o Comitê reforça a importância da firme persecução dessas metas – diz trecho do comunicado.

No encontro do início de agosto, o Copom iniciou o ciclo de cortes na Selic com um corte de 0,50 ponto, indicando que aumentaria o ritmo de aumentos somente em caso de melhorias substanciais na inflação.

No meio do caminho de uma redução maior de juros, estão a alta recente dos preços do petróleo, a disparada nos juros futuros dos Estados Unidos e a valorização do dólar no mundo e os dados mais robustos de atividade econômica e do mercado de trabalho no Brasil.

Autor/Veículo: O Globo