Pular para o conteúdo

sindtrr

(11)2914-2441

Magda Chambriard, indicada à Petrobras que defende mais compra em estaleiros nacionais

A substituta de Jean Paul Prates no comando da Petrobras, Magda Chambriard, é engenheira e ex-funcionária da estatal. Comandou a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis) durante o governo Dilma Rousseff.

É vista pelo mercado como um quadro de perfil mais desenvolvimentista do que Prates, que tentou equilibrar sua gestão atendendo a promessas de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas sem assustar investidores privados.

Ela defende o papel do setor de petróleo como indutor do desenvolvimento industrial do país, em pensamento alinhado ao do governo Lula. Um leilão de áreas petrolíferas, afirmou em entrevista de 2021, vai além de ver qual empresa paga mais. “Existe um plano de desenvolvimento nacional por trás.”

“Se os projetos e obras forem para o exterior, estaremos abrindo mão do pré-sal”, afirmou nessa entrevista, concedida ao portal Petronotícias. “Se o país não emprega a mão de obra nacional na indústria, no final das contas estará afetando a própria democracia brasileira”, continuou.

Em artigo publicado no fim de 2023 na revista Brasil Energia, ela questionou o primeiro plano de investimentos anunciado pela gestão petista da Petrobras por não tratar de exploração de bacias maduras e de medidas de fomento à indústria naval brasileira.

“No Rio de Janeiro, mais de dez estaleiros encontram-se ociosos, enquanto o estado necessita seriamente alocar sua mão de obra produtiva”, afirmou, defendendo que a Petrobras destine à indústria nacional “uma fatia de seus investimentos um pouco maior do que a que vem sendo destinada”.

Chambriard é também defensora da exploração de petróleo na margem equatorial, região alvo de embates entre as áreas ambiental e energética do governo. Em recente entrevista ao Blog do Desenvolvimento, afirmou que “é frustrante” que essa região não tenha sido explorada ainda.

Procurada por telefone e mensagem, Chambriard não respondeu.

Autor/Veículo: Folha de S.Paulo