A decisão da Rússia de proibir temporariamente as exportações de diesel pode levar a uma mudança no fluxo do comércio global, fazendo com que mais barris sejam transferidos do Golfo Pérsico para o Ocidente.
– O corte das exportações russas deve remover, do mercado global, cerca de 1 milhão de barris/dia de diesel (3,4% da demanda mundial) e 150 mil barris/dia de gasolina, estima a S&P Global Commodity Insights.
– A proibição coincide com os preparativos para o inverno no Hemisfério Norte. A expectativa é que a Europa, que vive seu primeiro inverno sem derivados russos, provavelmente tenha que recorrer a oferta da Ásia ou Oriente Médio.
Petróleo estável
Brent, com entrega para novembro, fechou a sessão de segunda (25/9) com alta marginal de 0,02%, a US$ 93,29 o barril. O rali recente, que elevou os preços do óleo aos maiores níveis desde novembro de 2022, parece ter se esgotado temporariamente.
Acelen e Bunker One no Maranhão. Empresas inauguram este mês um novo tipo de serviço de abastecimento de bunker no Porto de Itaqui.
Um navio-tanque passará a abastecer grandes cargueiros e petroleiros na região de fundeio do porto – ou seja, sem necessidade de ancoragem interna. A operação promete reduzir o tempo de permanência da embarcação no porto e os custos com taxas portuárias.
Autor/Veículo: EPBR