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‘Dinheiro esquecido’: saques começam hoje; veja o passo a passo para resgatar valores

Os saques de dinheiro esquecido em instituições financeiras começam nesta terça-feira (7), às 10 da manhã, pelo Sistema Valores a Receber (SVR), do Banco Central do Brasil. Ao todo, 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de empresas têm cerca de R$ 6 bilhões a resgatar, segundo o BC. A página para consulta inicial de valores esquecidos está ativa desde a última terça (28). Se você já confirmou que possui recursos a receber (veja como fazer), atente-se à próxima etapa, que é o pedido de transferência do dinheiro. Antes do passo a passo, é importante ressaltar que, via sistema do Banco Central, os valores só serão liberados para aqueles que fornecerem uma chave PIX para a devolução. Caso não tenha uma chave cadastrada, você precisará entrar em contato com a instituição para combinar a forma de recebimento. Outra opção é criar uma chave e retornar ao sistema para fazer a solicitação.

Confira o passo a passo para resgatar seu dinheiro:

1 – Não custa reforçar: a primeira etapa é saber se você tem valores a receber.

• Isso é feito pela página www.valoresareceber.bcb.gov.br. O BC ressalta que este é o único site disponibilizado para consulta.

2 – Após clicar no botão da imagem acima, você será encaminhado para consulta pública.

• Nessa etapa, é preciso preencher os campos com CPF e data de nascimento.

• No caso de empresas, a busca é feita pelo CNPJ e data de abertura do negócio.

• Caso tenha valores a receber, a tela irá indicar o terceiro passo.

• Em caso contrário, o sistema irá sugerir uma nova consulta em outro momento, após possíveis atualizações de dados encaminhados por instituições ao BC.

3 – Confirmado que há dinheiro a resgatar, você será encaminhado para uma nova página do SVR.

• De acordo com o BC, esse sistema é semelhante à compra de ingressos.

• Ou seja, se houver acessos simultâneos acima da capacidade, você ficará em uma sala de espera virtual aguardando sua vez.

4 – Na sequência, é preciso fazer login com a conta gov.br. Não tem? Saiba criar uma.

• A criação da conta gov.br é gratuita. O cadastro pode ser feito pelos seguintes caminhos:

• Site Acesso (https://sso.acesso.gov.br)

• App gov.br (link iOS ou link Android)

5 – Nessa etapa, você será encaminhado para o valor a receber, seja pessoa física ou jurídica.

• Página também leva à consulta de pessoas falecidas.

6 – Você precisará aceitar o Termo de Ciência para prosseguir no sistema.

• É preciso selecionar o quadradinho abaixo e clicar em “confirmar”.

7 – A tela seguinte trará as seguintes informações:

• montante a receber;

• nome e dados da instituição que deve devolver o valor; • origem (tipo) do valor a receber;

• informações adicionais, quando for o caso. Nessa página, também será possível acessar os dados e solicitar diretamente a devolução para a instituição financeira.

8 – A última etapa é o pedido de devolução dos valores. • Clique no botão “solicitar por aqui” e siga as orientações indicadas.

• Em seguida, selecione uma das suas chaves PIX e, caso deseje, informe seus dados pessoais.

• Nesse caso, a instituição devolverá o valor via PIX em até 12 dias úteis após a solicitação. O botão “solicitar por aqui” só irá aparecer, no entanto, caso a instituição na qual você tem dinheiro esquecido tenha firmado um termo de adesão com o Banco Central.

• Do contrário, o resgate não será feito diretamente pelo sistema do BC.

• O sistema irá apenas informar o valor a receber e em qual instituição está aquele recurso.

• Aparecerá, nesse caso, uma mensagem informando contatos oficiais (e-mail e telefone) para que você entre em contato diretamente com a instituição e combine a forma de devolução.

Fonte: G1