Está no Congresso Nacional o Projeto de Lei de Combustível do Futuro, que prevê um investimento de R$ 250 bilhões no e-Fuel. O novo combustível verde pode ser uma alternativa para a gasolina e o diesel e promete neutralização de CO2.
Uma das propostas do PL é a criação do diesel ou da gasolina fabricado sem a necessidade do petróleo. Para isso, deve ser utilizado como matéria prima o hidrogênio e dióxido de carbono. Uma das vantagens do e-Fuel é eliminar a necessidade de extração de combustíveis fósseis, uma vez que tem processo de produção limpo ou sustentável, dispensando a necessidade de plantação e cultivo de cana-de-açúcar, além de pode ser utilizado em com conjunto com combustível fóssil e nos motores atuais.
Produção
Para ter a neutralidade de CO2, na produção do e-Fuel o gás carbônico é captado na atmosfera gerando um equilíbrio entre a retirada e a remissão. Uma das formas de captar esse CO2 é por meio de energia eólica, solar e hidroelétrica, que fará funcionar eletrolisadores, que são capazes dividirem as moléculas de água em oxigênio e hidrogênio, assim filtrando o carbono e combinando com hidrogênio da água, que gerando o metanol sintético.
Atualmente, a produção deste novo combustível está concentrada no Chile, que é produzida pela startup HIF e as marcas alemãs Volkswagen, Audi, Porsche e Bosch. A expectativa é de chegar a 150 mil litros fabricados por ano, capturando mais de 25 milhões de toneladas de C02 da atmosfera por ano.
Autor/Veículo: Revista Carro