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Empresas TRR atuam no atendimento emergencial a hospitais, estabelecimentos comerciais e prédios que foram atingidos pela falta de eletricidade, após as chuvas em São Paulo

Diante do cenário catastrófico de tempestade, ausência de eletricidade e alagamentos, foram os Transportadores Revendedores Retalhistas que  possibilitaram que serviços essenciais e hospitais continuassem operando normalmente

A forte chuva que atingiu parte da capital paulista na última sexta-feira (03) gerou um apagão em inúmeros bairros da cidade, deixando os moradores às escuras por mais de 72 horas. Os ventos de mais de 100 km/h somados à tempestade geraram queda de energia em mais de 2,1 milhões de residências, de acordo com um balanço da principal distribuidora de energia de SP, a Enel.

Entre os locais afetados pela falta de energia, hospitais, supermercados, escolas e condomínios. Foi neste momento que a figura das empresas TRR (Transportador-Revendedor – Retalhista de Óleo Diesel),  com sua estrutura própria operacional (tancagem e frota de veículos) ganhou papel fundamental para manter em funcionamento essas atividades. Embora não seja uma categoria muito divulgada, ela tem um papel muito importante no fornecimento de óleo diesel direto no estabelecimento do consumidor.

Acostumados a abastecer os geradores e frotas de empresas os TRR viram a demanda mais que dobrar neste final de semana. Para piorar, o trabalho extremamente complexo de entrega foi dificultado por fatores como trânsito caótico, alagamentos, árvores caídas e semáforos fora de funcionamento nas ruas da cidade.

De acordo com Caio Sanches, superintendente geral do TRR Carboroil, as primeiras horas após a chuva foram de “uma verdadeira loucura”. “Tivemos muitos pedidos de lugares de difícil acesso, inúmeros hospitais ligando e mandando mensagens dizendo que pessoas iam morrer já que os equipamentos hospitalares estavam fora de funcionamento e supermercados falando que diversos produtos estavam descongelando. Foi uma tensão sem comparação para o pessoal do operacional e do comercial. Nossa alegria só veio depois, quando vimos que ajudamos em alguns locais, mas durante a noite foi realmente uma pressão enorme”, conta Sanches.

Sanches diz ainda que precisou convocar toda a equipe que foi dividida para trabalhar em plantões durante 24 horas, com motoristas revezando nos caminhões e os atendentes ligados nos telefones que não paravam de tocar. “No fim conseguimos atender hospitais, escolas, mercados e outros locais. Foi um grande esforço para não deixar ninguém desamparado”, complementa ele.

O diretor do TRR Combuluz, Adriano Gaspar, lembra que existe um preparo para um atendimento emergencial em bairros ou locais mais pontuais, mas que frente à queda de energia em uma área tão grande da cidade, os telefones do TRR Combuluz não pararam de tocar. “Temos gerador de energia e durante 48 horas foi ele que nos manteve operando, porque a energia também acabou na Combuluz. Tivemos que chamar todos os nossos colaboradores para trabalhar no final de semana visto que a demanda subiu de uma maneira tão expressiva que nem conseguimos contabilizar quantas ligações recebemos. Foi mais de 400% de alta em comparação com um final de semana normal. Em alguns casos pedimos a alguns clientes que permitissem uma divisão da carga para que mais locais fossem atendidos em uma única viagem”, relembra Gaspar.

No TRR Petroserv, o diretor Alex Gebara, conta que teve um cliente que foi até o local, alegando que não sairia de lá sem o óleo diesel. “As pessoas estavam muito nervosas. Tive o caso de uma síndica preocupada, pois no prédio tem uma criança que usa respirador e não podia ficar sem energia. Foi muito complicado, mas procuramos ajudar todos que nos pediram socorro.”

O diretor Comercial do TRR SolDiesel, Gabriel Naves Guglielmetti, afirma que sua equipe procurou concentrar as prioridades por região onde ainda não tinha voltado a energia, eventualmente entregando volume inferior ao pedido mesmo sabendo da necessidade de mais uma entrega ao longo do dia. Em alguns casos, foram feitas mais de três entregas no mesmo dia. Todavia, ele diz que entende o quão imprescindível foi esse trabalho: “sem nossa atuação, UTIs seriam desligadas e mercados perderiam uma grande quantidade de mercadoria. Acredito que, de alguma forma, pudemos mitigar o desconforto generalizado”, conclui.

Os TRR Click Diesel e  São Leopoldo Diesel também realizaram atendimento emergencial para hospitais, indústrias farmacêuticas, mercados e data centers. A participação das empresas passou pelas regiões sul e oeste de São Paulo, por Alphaville, Cotia e Sorocaba.  Conforme conta Welby Moreton, gerente das empresas citadas, as solicitações foram muitas, então foram priorizadas entregas emergenciais de clientes que realizam serviços essenciais. “Nosso trabalho foi crucial para diminuir o caos instalado na cidade por conta da forte chuva”, avalia.

Atendimento diante do caos

No Hospital Municipal de Guarapiranga não havia tempo a perder. A falta de energia tinha apenas um significado: piora no quadro dos pacientes lá internados.  Por mais que o Centro Médico já houvesse enfrentado situações semelhantes, os prazos de interrupção de energia não se comparavam ao do final de semana de 03 de novembro. Foram mais de 50 horas sem energia naquela unidade hospitalar.

Quem narra essa situação delicada é Juliana Borges Ferreira, coordenadora de engenharia clínica e hospitalar do Guarapiranga. Ela conta que foram realizados mais de quatro abastecimentos pela Carboroil, que cooperou em todos os dias de crise por 24 horas. Segundo ela, o TRR foi essencial para manter os grupos geradores em operação e teve importância enorme naquele momento. “Apesar da alta demanda que eles tinham, não ficamos desassistidos em momento algum”, concluiu.

José Estevão Neves, sócio diretor da Vizzio Serviços, explica que na sua região, na Vila Leopoldina, há muitas oscilações e quedas de energia, mas nunca tiveram uma situação tão prolongada. Ele conta que assim que percebeu a magnitude do problema na cidade, imediatamente entrou em contato com o TRR Combuluz, e acionou o plano de contingência para manter a operação do site e não gerar impactos, realizando dois abastecimentos diários, dado a autonomia do gerador que possuímos ser de 18 horas aproximadamente.”

Na indústria Farmacêutica AstraZeneca, não foi a primeira vez que ocorreu uma queda de energia como essa. Há cinco anos, a empresa precisou se mobilizar para manter seus sistemas de iluminação e refrigeração funcionando, após um carro ter colidido com um poste próximo da sede, em Cotia SP. O acidente deixou a área quatro dias sem energia.

Contudo, em meio ao caos da falta de energia, o TRR Carboroil socorreu a indústria  farmacêutica, conta Romilson Ferreira Miranda, engenheiro eletricista da empresa. Ele afirma que foi muito bem atendido pelo TRR nessa situação de emergência e completa: “em momento algum eles deixaram de nos abastecer com diesel”.

O encarregado da manutenção na Prevent Senior, Wilson Silva de Almeida, também pode contar com o TRR Combuluz. “Não foi a primeira vez que aconteceu uma queda de energia. O TRR foi muito dedicado e nos atendeu com muita prontidão. Ótimo, muito prestativo no atendimento, na programação e na entrega do produto”, finaliza.

Para o gerente do Condomínio Escritórios Morumbi Prime, Mário Luna, apesar de utilizar os serviços do TRR Petroserv, há muito tempo, no dia das intempéries  ele destaca que o atendimento foi muito bom, apesar da alta demanda. “A Petroserv abasteceu o tanque do gerador por volta das 17 horas do sábado. O atendimento é sempre prestativo e recomendo a quem possa interessar”.