Fraude em duto compromete distribuição de gasolina em três estados e no DF

Uma fraude no duto Osbra, maior poliduto do país, comprometeu a distribuição de combustíveis em Ribeirão Preto (SP), Uberlândia (MG), Brasília e Goiânia.

A informação foi confirmada na tarde desta terça-feira (22) pelo Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e de Lubrificantes.

Segundo Paulo Tavares, presidente do sindicato no DF, as distribuidoras já confirmaram alerta de emergência.

“A consequência imediata será uma forte restrição no fornecimento”, comentou.

Até o momento, há escassez de diesel e etanol, além de restrição de gasolina.

O duto Osbra tem 980 quilômetros de extensão e é operado pela Transpetro. Ele corta três estados e distribui diesel, gasolina, GLP e QAV (querosene de aviação) no eixo São Paulo-Brasília.

Por dia, são bombeados 28 milhões de litros de derivados de petróleo, com uma vazão média de 1,2 milhão de litros por hora, oriundos da refinaria de Paulínia (Replan), que abastecem os terminais de armazenamento e distribuição de Ribeirão Preto (SP), Uberaba (MG), Uberlândia (MG) Senador Canedo (GO) e Brasília.

Autor/Veículo: O Antagonista