Ipiranga é primeira distribuidora a lançar o diesel R5 aditivado no país

A Ipiranga é a primeira distribuidora a comercializar o diesel R5 aditivado do mercado, o “Ipimax Diesel R5″, ampliando seu portfólio de produtos. Inicialmente, o produto será comercializado exclusivamente para clientes empresariais na Região Sul do país, com expectativa de chegar a outras regiões do Brasil até o fim de 2023. Na iniciativa pioneira da Ipiranga, o diesel R5 é potencializado com o aditivo Ipimax, que, ao possibilitar que os motores andem mais quilômetros com menos combustível, devido ao rendimento do aditivo, promove uma redução da emissão de poluentes. O Ipimax Diesel R5 possui os mesmos aditivos da linha Ipimax Diesel, lançada em abril e vendida ao consumidor final nos postos Ipiranga, com potencial de rendimento de 3% a 5% maior do que em comparação com os produtos da linha original – que não recebem aditivo. O diesel R5 possui menor emissão de carbono.

Além da mistura adicional obrigatória de 12% de biodiesel, responsável por uma redução de 15% dasipi onibis emissões de gases do efeito estufa, ele é um produto composto também por 5% de diesel verde de origem vegetal, um adicional capaz de evitar a emissão 1 t de CO2 Equivalente para cada 9,5 mil litros, quando comparado ao diesel 100% fóssil. A mistura obrigatória de 12% está prevista na resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) para todo diesel comercializado no país.

O Ipimax Diesel R5 já é utilizado no sistema de transporte público da cidade de Araucária, no Paraná. Para Júlio Sattamini (foto), diretor de Pricing e Produtos da Ipiranga, o novo combustível do portfólio é resultado da busca constante da empresa por evolução. “A matriz energética brasileira é diversa e estamos sempre desenvolvendo soluções para diferentes públicos. O Ipimax Diesel R5 proporciona aos nossos clientes empresariais no Sul do país juliuma operação com menor emissão de carbono e maior rendimento.”

A empresa diz que possui um papel inovador no mercado, após realizar uma pesquisa com mais de 600 consumidores de todo o país. A Ipiranga identificou que rendimento e qualidade eram os atributos mais valorizados por quem procura por combustíveis aditivados. Para chegar ao portfólio final – Ipimax Gasolina, Ipimax Etanol, Ipimax Diesel e Ipimax Pro Gasolina, a empresa buscou parceiros internacionais para aperfeiçoar e desenvolver produtos, que reforçassem o atributo rendimento e redução de poluentes. A economia deipi posto combustível varia de 3 a 5% de acordo com o combustível e o modelo do motor, quando comparados aos combustíveis comuns (sem aditivos). A linha Ipimax passou por testes comparativos em pistas, simulando ciclo urbano e rodovia e, em dinamômetros, comprovando o rendimento.

“Dada sua maior autonomia, os combustíveis da linha Ipimax emitem menos poluentes, já que, com a mesma quantidade de litros, o veículo roda mais quilômetros, versus os combustíveis originais”, diz o comunicado da companhia. “Além disso, os combustíveis Ipiranga são testados mais de 1000 vezes por dia pelo robusto Programa da Qualidade da empresa, que visita periodicamente os postos que ostentam a bandeira da marca,” complementa.

Autor/Veículo: Petronotícias