Lucro da Petrobras dispara quase 40 vezes no primeiro tri

A Petrobras terminou o primeiro trimestre deste ano com lucro líquido de R$ 44,56 bilhões, um crescimento de 38 vezes em comparação com o lucro de R$ 1,17 bilhão apurado no mesmo intervalo do ano anterior. O aumento foi de 3.718%.

Segundo a companhia, o lucro refletiu a alta do preço do petróleo tipo brent no período, aliado aos ganhos de margens com diesel, aumento das exportações de petróleo, custos mais baixos com a importação de gás natural liquefeito (GNL).

Como também ganhos cambiais diante da valorização do real ante o dólar e ganhos de participações em investimentos.

A receita de vendas da estatal somou R$ 141,64 bilhões no trimestre, avanço de 64,4%, ante a receita de R$ 86,17 bilhões do mesmo intervalo de 2021.

O resultado antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado teve aumento de 58,8% no trimestre, para R$ 77,71 bilhões, ante os R$ 48,95 bilhões do período de janeiro a março do ano anterior.

O presidente da empresa, José Mauro Coelho, avaliou que os resultados se devem ao fato de que agora a Petrobras é uma empresa saneada.

Em mensagem apresentada nos resultados da companhia, Coelho afirmou que a estatal pagou para a União, estados e municípios em tributos o equivalente a uma vez e meia o valor do seu lucro líquido.

Preço dos combustíveis

A Petrobras afirmou que não pode praticar preços artificialmente baixos e desalinhados ao mercado, em cumprimento à legislação vigente. A companhia ressaltou ainda que não controla, mas apenas busca seguir os preços de mercado de petróleo e derivados.

Segundo a petroleira, ao não praticar preços baixos de forma artificial, permite que o mercado brasileiro “seja adequadamente abastecido por dezenas de fornecedores de combustíveis”.

Além disso, segundo a companhia, foram recolhidos pela estatal quase R$ 70 bilhões em impostos, royalties e participações governamentais para União, estados e municípios nos três primeiros meses do ano.

“A arrecadação deste trimestre representa crescimento de 30% em relação ao primeiro trimestre de 2014”, disse a Petrobras, em comunicado.

Exportações

A China foi responsável pela compra de 56% do volume de petróleo exportado pela Petrobras no primeiro trimestre, avançando nas compras do insumo, informou a companhia em divulgação dos resultados no período.

Já a entrada de caixa entre janeiro e março referente a desinvestimentos soma US$ 1,8 bilhão, de acordo com a companhia.

Endividamento

O endividamento líquido da Petrobras chegou a R$ 189,85 bilhões no fim de março, queda de 28,6% ante o endividamento do fim de dezembro do ano passado, de R$ 265,78 bilhões. Em março de 2021, a cifra tinha chegado a R$ 332,86 bilhões.

Com isso, a alavancagem financeira medida pela relação entre dívida líquida e resultado antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado chegou a 0,81 vez, ante 1,09 vez no fim de dezembro e 2,03 vezes em março de 2021.

Em dólares, a dívida líquida da estatal, atingiu US$ 40,1 bilhões, ante US$ 58,42 bilhões no fim de março de 2021.

Investimentos

A Petrobras investiu US$ 1,77 bilhão no primeiro trimestre deste ano, valor 7,6% abaixo do montante reportado no mesmo período de 2021. Em relação ao quarto trimestre de 2021, o investimento caiu 32,8%.

Do montante, cerca de 53% correspondem a investimentos em crescimento (growth). Ou seja, para aumentar a capacidade de ativos existentes, implantar novos ativos de produção, escoamento e armazenagem e para melhora da infraestrutura.

O restante foi utilizado para investimentos em manutenção.

De janeiro a março, a Petrobras concentrou US$ 1,37 bilhão em investimento no segmento de exploração e produção (E&P), com foco no desenvolvimento da produção em águas ultra-profundas do pré-sal na Bacia de Santos, além de novos projetos em águas profundas e investimentos exploratórios no pré e nos pós-sal.

Resultado financeiro

A companhia registrou resultado financeiro líquido positivo em R$ 2,98 bilhões no primeiro trimestre, enquanto no quarto trimestre de 2021, o resultado foi negativo em R$ 13,8 bilhões. Já no primeiro trimestre do ano passado, o resultado financeiro ficou negativo em R$ 30,75 bilhões.

A receita financeira alcançou R$ 1,36 bilhão, uma queda de 8,4% na comparação com o período de outubro a dezembro de 2021, porém, mais que dobrou em relação ao visto no mesmo trimestre do ano passado. O resultado refletiu, principalmente, os ganhos cambiais do real frente ao dólar, no qual valorizou-se 15% de janeiro a março, enquanto recuou 3% no quarto trimestre.

A Petrobras destacou que encerrou março com exposição cambial de US$ 17 bilhões ante US$ 17,6 bilhões ao fim de dezembro e de US$ 34,8 bilhões no acumulado de janeiro a março do ano passado.

Já a despesa financeira teve recuos de 19,2% na comparação trimestral e de 40% na anual, para R$ 3,97 bilhões.

A estatal encerrou o primeiro trimestre deste ano com R$ 87,6 bilhões em caixa, montante 41% acima aos R$ 62,11 bilhões do quarto trimestre de 2021.

FONTE: Valor Econômico