Mulheres representarão academia e sociedade civil no CNPE

As indicações acontecem no Dia Internacional das Mulheres e representam importante reconhecimento às mulheres competentes e capacitadas que atuam no setor de energia no país.

Arepresentação da sociedade civil e de instituições de ensino no Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) será totalmente feminina. Os nomes de quatro novas conselheiras foram anunciados, nesta quarta-feira (08/03), Dia Internacional da Mulher, pelo Ministro de Minas e Energia e Presidente do CNPE, Alexandre Silveira.

Foram designadas como representantes da Academia e Sociedade Civil as doutoras Suzana Borschiver, professora da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Laís Thomaz, Secretária de Relações Internacionais da Universidade Federal de Goiás; e Vanya Pasa, Professora da Universidade Federal de Minas Gerais; e Marília Folegatti, Pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente.

“O CNPE é a instância máxima de assessoramento do Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, na elaboração da política energética e as mulheres representam a maioria na sociedade, nada mais justo do que elas estarem em posições de tomada de decisão neste tema que é tão importante e estratégico para o país”, afirmou o ministro após a designação.

CNPE

O CNPE é o principal órgão de assessoramento do Presidente da República para assuntos de política energética. Devido a importância do colegiado, em fevereiro deste ano, seis novos ministérios foram incluídos no colegiado, pelo Decreto nº 11.418/2023, assinado pelo Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Entre eles, os Ministérios de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; dos Povos Indígenas e de Planejamento e Orçamento. A primeira reunião do colegiado em 2023 está prevista para o dia 17 de março.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social