Pular para o conteúdo

sindtrr

Opep se diz otimista com demanda em 2024, apesar de desaceleração

A Opep provavelmente manterá uma visão otimista sobre o crescimento da demanda por petróleo para o próximo ano, quando publicar sua primeira perspectiva no final deste mês, prevendo uma desaceleração a partir deste ano, mas ainda um aumento acima da média, disseram fontes próximas à organização.

A previsão da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) para 2024 provavelmente será menor do que o crescimento esperado para este ano, de 2,35 milhões de barris por dia, ou 2,4%, uma taxa anormalmente alta à medida em que o mundo saía da pandemia de coronavírus.

Mesmo assim, ela ainda estaria bem acima da média anual da década passada, com exceção dos anos de pandemia e acima das previsões da Agência Internacional de Energia (IEA), que vê uma grande desaceleração no crescimento da demanda no próximo ano, para 860.000 bpd.

A Opep e a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) entraram em conflito repetidamente nos últimos anos, com a Opep criticando a IEA, que aconselha os países industrializados, pelo que considera previsões irresponsáveis e subsequentes revisões de dados.

O crescimento da demanda por petróleo é uma indicação da provável força do mercado da commodity e faz parte do pano de fundo para as decisões políticas da Opep e seus aliados, conhecidos como Opep+. Em junho, o grupo estendeu as restrições de oferta até 2024 para apoiar o mercado, já que a preocupação com o enfraquecimento da demanda pressionava os preços.

Para 2024, três fontes da Opep disseram que, embora o crescimento da demanda provavelmente mostre uma desaceleração, ela não será tão grave quanto a que a IEA prevê, e o crescimento provavelmente ficará acima de 1 milhão de bpd, e abaixo de 2 milhões de bpd. Uma quarta fonte próxima à Opep disse que a demanda provavelmente aumentará em pelo menos 1,5 milhão de bpd.

“Pode-se esperar que o aumento da demanda de petróleo em 2024 seja muito menor do que em 2023”, disse uma das fontes da Opep, acrescentando que pode ficar entre 1,5 milhão e 1,7 milhão de bpd.

Espera-se que a Opep publique sua primeira previsão de demanda para 2024 em seu relatório mensal em 13 de julho. A Opep não respondeu imediatamente na quinta-feira a um pedido de comentário por e-mail.

Autor/Veículo: Terra