sindtrr

(11)2914-2441

Petrobras e Acelen assinam acordo para avaliar participação da estatal em mega projeto

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira a assinatura de um memorando de entendimentos com o Mubadala Capital para a avaliação de sua participação no projeto de biorrefino da Acelen, com o que desenvolvimento de uma biorrefinaria integrada na Bahia para produção de diesel renovável e querosene de aviação sustentável.

O projeto prevê um investimento de 12 bilhões de reais e a  biorefinaria  terá capacidade para produzir 1 bilhão de litros por ano de combustíveis (ou 20 mil barris/dia) a partir do hidrotratamento de óleos vegetais e gordura animal. (Veja aqui)

O memorando de entendimentos (MOU) foi assinado entre o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e o vice-CEO do grupo Mubadala, Waleed Al Mokarrab Al Muhairi, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. O fundo soberano é o controlador da Acelen, por meio do Mubadala Capital.

O acordo também prevê análise de possíveis negócios e projetos nas áreas de exploração e produção, transição energética, refino, petroquímica, energia renovável, hidrogênio, amônia, captura de carbono e biocombustíveis.

O CEO da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou que o acordo está alinhado à visão estratégica da empresa de se preparar para um “futuro mais sustentável”.

“Estamos animados para disponibilizar nosso conhecimento técnico em co-processamento e explorar conjuntamente as oportunidades de investimento neste projeto, que, acreditamos, irá diversificar ainda mais o portfólio da Petrobras e contribuir para o nosso objetivo de neutralizar as emissões da companhia até 2050”, disse o executivo em comunicado nesta segunda-feira.

Autor/Veículo: Bahia econômica