Petrobras não tem pressa para projetos renováveis, espera definições em 2024

A Petrobras (PETR4) não tem pressa para bater o martelo sobre o incremento de projetos renováveis em seu portfólio e deverá ter mais definições sobre empreendimentos que visam a transição energética entre o fim deste ano e o primeiro semestre de 2024, disse à Reuters o CEO da Petrobras, Jean Paul Prates, pontuando que 2023 tem sido um ano de reconhecimento e planejamento.

Em junho, a empresa decidiu que aportará em projetos de energias renováveis e em descarbonização entre 6% e 15% do investimento total de seu Plano Estratégico 2024-2028, que está em elaboração e será publicado no fim deste ano, contra 6% no planejamento quinquenal atual.

“A gente vai tentando viabilizar bons projetos, não é obrigatório chegar a 15% a qualquer custo, significa que pode ir até 15%, é uma sinalização importante para o investidor saber que estamos graduando aqui uma boa participação em renováveis, mas pode ser que fique abaixo porque não achou projeto”, disse Prates, em uma entrevista direto da China, por telefone.

O executivo destacou que “evidentemente” a companhia não vai deixar de dar prioridade à produção de grandes campos do pré-sal, como Búzios e Mero, que são a principal fonte de receita da empresa. Planos para a transição energética e internacionalização são para médio e longo prazos.

“A gente vai ter um tempo de preparação que estou chamando de consciente e consistente, não vamos fazer nada apressado, não tem pressa, a Petrobras está numa situação boa, não tem pressa para se amarrar com nada e nem tem pressa de entrar em projeto nenhum, vamos fazer no tempo certo”, frisou.

Enquanto isso, neste ano, Prates afirmou que a empresa está trabalhando para eliminar pautas antigas, como questões tributárias, trabalhistas. No campo de negócios, está avaliando mercado de fertilizantes, o futuro da petroquímica Braskem (na qual é sócia) e mapeando indústrias como a naval.

“Até o fim do ano, a gente saneia isso, organiza a nave espacial, e aí a gente começa a nova fase a partir do primeiro semestre do ano que vem, e aí sim a gente consegue colocar as coisas de pé”, afirmou.

Prates está na China nos últimos dias participando da assinatura de vários acordos de cooperação com empresas e bancos chineses. Na véspera, a empresa anunciou quatro memorandos de entendimento com China Energy, Sinopec, CNOOC e Citic Construction, importantes grupos de petróleo e energia do país.

No curto prazo, a China poderá contribuir com projetos como revitalização do mercado de fertilizantes no Brasil, reorganização da estrutura petroquímica com refinarias e expansão do parque de refino, sem que seja necessária a construção de novas refinarias, podendo até mesmo fazer parcerias em alguns projetos, disse ele à Reuters, conforme entrevista publicada mais cedo.

O movimento de reaproximação da China, segundo Prates, “marca a volta da Petrobras ao cenário global, deixa de ser aquela empresa que estava se encolhendo, voltando só para pré-sal da Bacia de Santos e de Campos, vendendo o resto dos ativos”.

“Com velocidade consistente, a gente quer voltar a ser um grande player global. A partir do ano que vem vai dar para ter uma noção bem boa do mapa da Petrobras como empresa internacional, isso vai ser bom para o Brasil também”, disse Prates.

INTERNACIONALIZAÇÃO

Para o longo prazo, Prates afirmou que levou um apanhado de ideias para petroleiras chinesas sobre as áreas internacionais onde ambas as partes poderiam ter interesses em comum para exploração e produção de petróleo e gás.

“Primeiro nome de cara é a Bolívia, é claro, que é nossa prioridade principal, mover a questão do gás da Bolívia, que eu acho um absurdo não incrementar… contribuir para que a Bolívia volte a ser um grande produtor de gás de novo”, afirmou Prates, reiterando declarações recentes.

O CEO reforçou ainda a possibilidade de investimentos na Venezuela e na Argentina.

“Não é questão política, não é absolutamente nenhuma questão de ajudar regime nenhum, é ver Venezuela como ela é, maior reserva de petróleo do mundo, do lado do Brasil.”

O executivo também destacou interesse em países do Atlântico Sul, principalmente Suriname, onde ele pontuou que ainda dá para chegar lá a tempo. “A Guiana praticamente já foi ocupada pela Exxon”, ponderou.

Há ainda um interesse da Petrobras em observar oportunidades na costa oeste africana, desde a Namíbia até o Marrocos, sob a ótica de novas tecnologias de prospecção de petróleo, segundo ele.

Do lado da área de influencia da China, a Petrobras poderia olhar oportunidades no extremo oriente, pontuando que poderá analisar caso agregue conhecimento técnico para a empresa ou até mesmo surjam oportunidades interessantes.

(Reuters)

Autor/Veículo: InfoMoney