Petrobras vai investir R$ 10 bilhões na refinaria Gabriel Passos (Regap)

A Petrobras vai investir R$ 10 bilhões na Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte, informou a companhia nesta segunda-feira (30/10). O valor engloba R$ 2 bilhões já previstos no plano estratégico e um novo projeto de R$ 8 bilhões para ampliar em 53% a capacidade de refino da planta.

O objetivo é aumentar a capacidade de processamento de petróleo dos atuais 26 mil m³ por dia (163 mil barris por dia) para 40 mil m³ (251 mil bpd).

A ampliação faz parte do plano da companhia de ampliar a capacidade de refino em até 500 mil bpd, o equivalente a “duas Reducs”, sem construir novas refinarias.

“Toda vez a gente está na rua e pergunta, e aí, vai construir refinaria? E a gente diz ‘não, não é necessariamente construir novas refinarias’. Isso foi uma ideia do passado que era legal na época, há 20, 30 anos atrás. A gente tinha realmente que buscar novos lugares para construir refinaria, mas hoje, com a modernidade e com a necessidade até da questão da transição energética batendo a porta, nós encontramos formas de construir refinarias dentro das nossas próprias refinarias. A Regap é mais um exemplo desse”, disse o presidente da estatal, Jean Paul Prates, nesta segunda-feira (30/10) durante evento promovido pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg).

“É assim que as grandes empresas de petróleo, inclusive as ricas da Arábia, etc. e tal, mais ainda as independentes e as multinacionais, estão fazendo. Ninguém está saindo para construir refinaria nova em lugar novo. Estamos aproveitando as mesmas locações, as mesmas máquinas, e fazendo aprimoramentos internos e construções novas nelas.”

O atual plano de negócios da empresa, aprovado em 2022, na gestão passada, já prevê investimentos de US$ 4,3 bilhões em expansão do parque de refino entre 2023 e 2027, incluindo adaptações de refinarias existentes e a conclusão da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), em Pernambuco.

Esse valor deve ter um aumento substancial na revisão, dados os números recentes anunciados pela companhia.

Durante o evento, Prates anunciou também a instalação de uma usina solar de 11 MW na Regap.

Autor/Veículo: EPBR