A demanda total por petróleo em 2023 deve atingir a média inédita de 101,7 milhões de barris por dia.
A elevação vem após uma revisão em que a Agência Internacional de Energia aumentou a expectativa de consumo do produto para quase 2 milhões de barris por dia.
Segundo Pedro Rodrigues, sócio do Centro Brasileiro de Infraestrutura, entre os motivos para esse aumento estão a guerra na Ucrânia e a reabertura da China, após anos de lockdowns motivados pela pandemia de covid-19.
Referente aos reflexos de uma crescente procura mundial por petróleo — sobre os preços dos combustíveis -, Rodrigues ressalta que é preciso observar se a demanda crescente será acompanhada pela oferta.
Sobre a desoneração de combustíveis, o especialista aponta que será difícil o governo manter a medida adotada no ano passado.
Diante da diversidade que o Brasil possui, Pedro Rodrigues diz que o país pode ocupar papel protagonista no processo de transição energética.
A produção de biogás por agroindústrias é um exemplo de como o setor pode colaborar na descarbonização, gerando energia através de uma fonte não intermitente.
Para garantir a continuidade e expansão da capacidade energética brasileira, o país precisa investir em planejamento, apontou o especialista.
Fonte: Canal Rural