Petróleo cai 4% com investidores olhando para além da decisão do Fomc

Os preços do petróleo caíram cerca de US$ 3 o barril nesta segunda-feira, depois que analistas destacaram o aumento da oferta global e as preocupações com o crescimento da demanda pouco antes dos principais dados de inflação e de uma reunião do Federal Reserve dos Estados Unidos no final desta semana.

Os contratos futuros de petróleo Brent caíram US$ 2,95, ou 3,9%, para US$ 71,84 o barril, a menor cotação desde dezembro de 2021. O petróleo bruto West Texas Intermediate caiu US$ 3,05, ou 4,4%, para US$ 67,12 o barril.

O Goldman Sachs cortou suas previsões de preço do petróleo no início do domingo, citando ofertas acima do esperado no final deste ano e até 2024. A previsão de preço do petróleo em dezembro do banco agora é de US$ 86 o barril para o Brent, abaixo dos US$ 95 anteriores, e de US$ 81 o barril para o WTI, abaixo dos US$ 89 da última projeção.

“A visão mais negativa do Goldman parece ter sido o catalisador para iniciar as vendas hoje”, disse Matt Smith, analista da Kpler.

A revisão ocorre no início de uma semana movimentada para o Federal Reserve dos EUA, que se reúne na quarta-feira. Embora o Fed deva manter as taxas de juros neste mês, os investidores estão preocupados com a possibilidade de que os aumentos nas taxas sejam retomados no próximo mês, disse o analista do UBS, Robert Yawger.

Os aumentos de juros do Fed fortalecem o dólar, tornando as commodities denominadas na moeda dos EUA mais caras para detentores de outras moedas e pesando nos preços.

“A reunião do Fed e as pressões inflacionárias continuam sendo questões importantes para o mercado nesta semana”, disse Rob Haworth, estrategista sênior de investimentos do U.S. Bank Asset Management.

“A manutenção mais provável das taxas de juros significa que os investidores acompanharão de perto a conferência de imprensa do presidente do Fed, Powell, sobre o caminho esperado para as taxas de juros”, disse Haworth.

Também pesando na mente dos investidores, a recuperação da demanda por petróleo tem sido silenciosa na China, o maior importador de petróleo bruto e produtos refinados.

“A demanda chinesa não deu sinais de se materializar, e pode chegar a 2 milhões de barris por dia, então é uma quantidade significativa. Definitivamente, há temores de que a Opep e a IEA reduzam suas previsões de demanda”, disse Yawger.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e a Agência Internacional de Energia divulgarão suas atualizações mensais do mercado na terça-feira.

Na semana passada, tanto o Brent quanto o WTI registraram uma segunda queda semanal consecutiva, depois que dados econômicos decepcionantes da China apagaram o aumento de preço após a promessa da Arábia Saudita de cortar a produção em julho.

(Reuters)

Fonte: InfoMoney