Petróleo fecha em alta, apoiado por dólar fraco e projeções da AIE

O petróleo fechou em alta nesta quarta-feira, 14, seguindo a fraqueza do dólar na maior parte da sessão, cujo foco ficou no Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos). O BC americano confirmou a esperada moderação em seu ritmo de aperto monetário nos EUA, ao elevar o juro básico em meio ponto porcentual nesta quarta. Além disso, o mercado da commodity reagiu a um relatório da Agência Internacional de Energia (AIE), que elevou suas projeções para oferta e demanda globais em 2022 e 2023, e dados de estoques semanais do óleo e derivados nos EUA.

Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril do petróleo WTI com entrega prevista para janeiro fechou em alta de 2,51% (US$ 1,89), a US$ 77,28, e o do Brent para fevereiro avançou 2,50% (US$ 2,02) na Intercontinental Exchange (ICE), a US$ 82,70.

O petróleo resistiu ao ganho de força do dólar logo após a decisão do Fed, movimento que não se sustentou à medida que o presidente da entidade. Jerome Powell, discursava em coletiva de imprensa após a reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês). De qualquer forma, a divisa americana operou em baixa ante rivais em boa parte do dia, o que deu fôlego ao óleo em um dia de drivers positivos para a commodity energética.

Mais cedo, a AIE divulgou seu relatório mensal sobre o mercado de petróleo, em que elevou sua projeção para a demanda global pela commodity em 2022 em 140 mil barris por dia (bpd), a 2,3 milhões de bpd, e em 2023 em 100 mil bpd, a 1,7 milhão de bpd. Também houve mudanças nas projeções para a oferta neste ano e no próximo, com acréscimo de 100 mil bpd em relação às previsões anteriores.

De volta aos EUA, o Departamento de Energia (DoE) informou que os estoques de petróleo no país subiram mais de 10 milhões na semana, contrariando a previsão de queda. Já os estoques de gasolina subiram bem além do previsto. Segundo a Capital Economics, a reação do mercado foi amena, já que o foco está nas projeções para oferta e demanda da AIE e da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

“Embora ambas as organizações tenham reduzido suas previsões para os próximos meses, ambas esperam que a demanda se mantenha bem. Concordamos amplamente e pensamos que o crescimento da demanda por petróleo estagnará, não entrará em colapso”, diz a casa.

Ainda no noticiário do setor, segundo afirmaram fontes à Reuters, a Rússia vendeu petróleo à Índia a um preço abaixo do máximo de US$ 60 estabelecido pelo teto adotado pelo G7 e nações aliadas, que não inclui o país da Ásia Meridional.

Fonte: Investing.com