Prates e Ministro participam de encontro para fomento da cadeia

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participaram do “1° Encontro de óleo, gás e biocombustíveis para o fortalecimento da cadeia de produção industrial e comercial brasileira”. O evento aconteceu na manhã desta segunda-feira (30/10) na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), em Belo Horizonte, e contou também com as presenças do diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, William França, e do presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, além de outras autoridades, técnicos do setor e empresários.

Em sua fala, Jean Paul Prates destacou a importância das atividades da Petrobras em Minas Gerais nos planos futuros da companhia. “Na Petrobras, nós consideramos Minas Gerais como um dos principais polos geradores de fornecimento, suprimentos e serviços para a indústria do petróleo. A indústria mineira é muito importante para o setor de petróleo. Para o estado, a Petrobras também é importante. A nossa refinaria em Betim recolhe 17% do ICMS de MG, temos em torno de 15 mil fornecedores de áreas que mostram como a indústria mineira é diversificada. Estamos fazendo investimento locais, com mineiros e mineiras, tanto na empregabilidade quanto no fornecimento de serviços. Esses investimentos são importantes para revitalizar os processos.”

O ministro Alexandre Silveira ressaltou as oportunidades que se abrirão para a indústria de bens e serviços em Minas Gerais. “Estamos atuando de forma articulada para que as empresas tenham um ambiente fértil. Queremos fomentar a industrialização e reindustrialização do nosso país. O setor de petróleo e gás é pujante e fundamental nesse processo”, afirmou o ministro, frisando ainda em sua fala que a transição energética e as novas fontes de energia – como solar, eólica e hidrogênio verde – também são prioritários para o ministério de Minas e Energia.

Durante o encontro foram apresentadas oportunidades para fornecedores em projetos futuros da Petrobras, com foco sobretudo em Minas Gerais.

Investimentos na Regap

“A Refinaria Gabriel Passos, Regap, receberá investimentos para elevar sua eficiência energética, aumentar a confiabilidade e reduzir as emissões de carbono. São projetos da ordem de R$ 2 bilhões até 2027, que refletem ações alinhadas com o Plano Estratégico da companhia”, explica o diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, William França.

Também estão em estudos preliminares iniciativas para o aumento da capacidade de processamento da refinaria para até 40 mil m3 por dia, ante os atuais 26 mil m3 por dia. Tais projetos podem demandar até R$ 8 bilhões em investimentos na unidade, totalizando R$ 10 bilhões considerando também os investimentos já aprovados. Destaca-se que os novos projetos ainda requerem estudos que comprovem a competitividade dos investimentos e qualquer decisão observará rigorosamente a governança interna da companhia.

Nos próximos cinco anos há uma estimativa da Petrobras de que possam ser gerados mais de 200 mil empregos diretos e indiretos em novos projetos da empresa. Os novos projetos englobam áreas como a construção de novas embarcações e módulos, refino, gás e energia e descomissionamento de plataformas.

Para o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, a previsão de investimentos pela Petrobras na REGAP vai transformar a relação da refinaria com a indústria e a população do estado. “A Petrobras e a REGAP possuem importância fundamental para a indústria mineira. Fazer investimento aqui é valorizar a indústria do estado e os mineiros. Tenho certeza de que os projetos de investimento na REGAP serão um divisor de água na relação da refinaria com Minas Gerais. Esse encontro é portador de futuro em relação a investimentos na Regap e no setor de biocombustíveis”, comentou o presidente da FIEMG.

Visita ao Centro Tecnológico do Senai-MG

No início da tarde, Jean Paul Prates também realizou uma visita técnica rápida ao Senai-MG. O presidente da Petrobras conheceu o Centro de Inovação Tecnológica do Senai-MG, onde visitou a unidade de pesquisa e desenvolvimento de painéis flexíveis solares.

Jean Paul também esteve nas instalações da Sunew, empresa brasileira líder global na produção de tecnologia fotovoltaica orgânica (OPV).

Autor/Veículo: Agência Petrobras